sexta-feira, 25 de junho de 2021

Prefeitura de Teresina e SESAPI intensificam diálogo para repasse de recursos para saúde

Os secretários, a partir deste encontro, tratarão de uma reunião na próxima semana com o prefeito Dr. Pessoa e o governador Wellington Dias

Foto: Reprodução (Semplan) 

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), se reuniu nesta sexta-feira (25), com o Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, e equipe técnica da SESAPI, para dialogar sobre o financiamento dos recursos destinados a saúde da capital piauiense.

No encontro, foi repassado à Sesapi a necessidade de cerca de R$ 15 milhões de reais para reforço da saúde do município de Teresina e melhor desenvolvimento do trabalho na área, em decorrência da sobrecarga do sistema de saúde diante da pandemia da COVID-19. A capital utiliza 44% da receita líquida municipal com a gestão da saúde.

“Nós retornamos a Secretaria de Saúde do Estado hoje para reforçar o diálogo sobre os recursos da saúde de Teresina. O prefeito Dr. Pessoa esteve aqui ainda esta semana com essa tratativa e temos avançado de forma proveitosa. As dificuldades na área da saúde são uma realidade de todo o Brasil, visto a situação pandêmica que vivemos. Eu e o Dr. Gilberto cumprimos aqui mais uma etapa dessa missão dada pelo nosso prefeito e vamos avançar nos próximos dias no diálogo com o governador Wellington Dias, Secretaria Estadual da Fazenda e a equipe da Prefeitura de Teresina, para chegar num consenso”, explicou João Henrique Sousa, Secretário Municipal de Planejamento.

De acordo com a SESAPI, Teresina recebe 65% dos recursos destinados aos atendimentos de média e alta complexidade do estado, tendo a maior rede especializada de atendimento. “O nosso diálogo foi muito proveitoso e assertivo sobre esses recursos e o aporte financeiro da capital. Tratamento do co-financiamento que está sendo pago em dias, sem atrasos, que vai ser intensificado em uma comissão; além do financiamento de recursos para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Todo essa tratativa vai ser levada ao Governador Wellington Dias e ao Secretário de Fazenda, Rafael Fontenele, para que tenhamos a união ainda maior de esforços para manter o sistema de saúde do estado e da capital resolutivo e organizado”, explicou Florentino Neto, secretário Estadual de Saúde.

À frente da gestão da saúde de Teresina, o médico Gilberto Albuquerque reforçou que o diálogo mais intenso com a SESAPI é frutífero e muito positivo para a cidade. “A Prefeitura de Teresina está em busca de melhorias para a saúde é esse trabalho integrado tem evoluído para a melhor adequação possível de recursos para a assistência médica. Temos trabalhado de forma substancial para adequar a rede que a gente tem ao baixo financiamento oferecido pelo Ministério da Saúde. É uma gestão complexa, mas que temos trabalhado para a melhor solução possível e reforço financeiro para Teresina”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Os secretários, a partir deste encontro, tratarão de uma reunião na próxima semana com o prefeito Dr. Pessoa e o governador Wellington Dias para ajustar às necessidades da Prefeitura as possibilidades de repasse financeiro do Estado do Piauí. (Semplan)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário