PI: Governo do Estado vai decretar emergência em cidades atingidas por cheias

0

Serão contemplados os municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro 

Foto: Reprodução/Divulgação

Devido às fortes chuvas que caem na região dos Cerrados nos últimos dias, o Governo do Estado do Piauí tem articulado ações estruturais e sociais com o intuito de reduzir os impactos às famílias que moram nos municípios atingidos pela cheia do Rio Parnaíba. Uma das principais medidas é a publicação de Decreto de Emergência para as cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves. 

Além disso, o governador Wellington Dias determinou que os órgãos estaduais trabalhem integrados para oferecer apoio necessário às comunidades, dentre eles: Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) e Corpo de Bombeiros. 

“Em Uruçuí, por conta dos temporais, o Rio Parnaíba vem subindo de nível e inundando algumas casas construídas abaixo da lâmina. Mesmo sem uma demanda formal da Prefeitura, nos colocamos à disposição e estamos auxiliando no que for preciso, inclusive publicando Decreto de Emergência para as três cidades nas próximas horas”, afirma o governador Wellington Dias. 

Com o rompimento da PI-247, que liga Uruçuí a Ribeiro Gonçalves, o DER-PI também encaminhou equipes para avaliar a situação e executar os reparos necessários para garantir trafegabilidade e segurança após a redução do nível das águas. “Estamos acertando solução emergencial de deslocamento de ponte móvel, enquanto os técnicos estudam uma medida definitiva para este trecho da rodovia”, acrescenta o governador. 

O Corpo de Bombeiros e a Sasc também estão em alerta para apoiar ações nas comunidades e oferecer atendimento às pessoas desabrigadas ou que estão em casas alagadas. Ainda não há registro de famílias atingidas em Ribeiro Gonçalves. Já Baixa Grande do Ribeiro possui residências localizadas em áreas de risco. 

Chuva em Uruçuí  

Em 24 horas, o município de Uruçuí registrou volumes de chuva que variam de 51,6 mm a 106,2 mm, segundo dados das estações da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar). Nesta segunda-feira (27), O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comunicou que o Estado se encontra em alerta laranja de chuvas intensas. (CCom)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!