terça-feira, 14 de março de 2023

Governo do Maranhão avança na implantação de Mapa Cirúrgico na rede estadual de saúde

O Hospital Aquiles Lisboa, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gerido pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), iniciou o sistema de mapa cirúrgico na unidade, em São Luís. Com a ferramenta será possível um monitoramento em tempo real, a partir da instalação dos equipamentos que vão garantir a visualização do amplo desempenho da unidade.

Foto: Reprodução (Adeta Holanda)

“A implantação do sistema de mapa cirúrgico web clin no Hospital Aquiles Lisboa é de extrema importância para o gerenciamento, organização e otimização dos processos dentro do centro cirúrgico, gerando, assim, mais transparência no desempenho e produtividade da unidade. Um grande avanço”, destacou o diretor administrativo do Hospital Aquiles Lisboa, Carlos Eduardo Chagas. 

O Mapa Cirúrgico, que iniciou o funcionamento sexta-feira (10), vai possibilitar mensurar o desempenho das unidades de saúde. Segundo o gerente de gestão corporativa da Emserh, o objetivo é expandir o novo modelo de trabalho para todas as unidades de saúde da rede.

“O Hospital Aquiles Lisboa é apenas o primeiro passo de uma expansão que vamos fazer para toda rede Emserh. Com isso podemos verificar o desempenho da unidade, tempo de ociosidade, produtividade, controle de cirurgia, garantia que a cirurgia seja feita dentro dos protocolos de cirurgia segura, controle dos materiais especiais utilizados para cirurgias, melhor controle do nosso faturamento; conseguiremos acompanhar os médicos, aqueles que tem mais produtividade dentro da unidade, acompanhamento desses dados, controle de antibióticos, controle de hemocomponentes que serão utilizados no procedimento cirúrgico, o destino desse paciente após a cirurgia, se terá ou permanecerá internado na UTI, por exemplo”, explicou o gerente de gestão corporativa da Emserh, Aarão Neto. 

Hospital 

No Hospital Aquiles Lisboa são realizadas em média 200 cirurgias por mês nas áreas de Cirurgia Geral, Urologia, Ginecologia, Mastologista, Neurologia e Aparelho Digestivo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário