sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Em Timon, Matões e Parnarama, o comércio não abrirá as portas na segunda-feira (23)

A decisão do feriado é por causa da antecipação do Dia do Comerciário que garante folga remunerada para a categoria 

Foto: Reprodução (CGCom/Timon)

Devido a antecipação do feriado do Dia do Comerciário para uma semana antes, na segunda-feira (23/10), o comércio de Timon, Matões e Parnarama não abrirá as portas sem expediente de trabalho. Com isso, supermercados, atacadistas, farmácias e lojas de móveis, eletodomésticos, vestuários/calçados, dentre outras, darão folga aos seus funcionários, com base no Aditivo nº 02 a Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2023, assinado em acordo pelos representantes das categorias de empregados e empregadores, sendo eles, Valdeilson da Costa e Silva (Sindicato dos Empregados no Comércio dos Municípios de Timon e Região Leste Maranhense) e Francisco Moura Pereira (Sindicato Varejista de Timon).

A informação é do presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio dos Municípios de Timon e Região Leste Maranhense – SECTIPAM,Valdeilson da Costa e Silva, o Dedé do Povo, lembrando que é obrigatório o fechamento do comércio, conforme estabelecido em acordo, cabendo, uma fiscalização rigorosa no caso de descumprimento das cláusulas determinadas na Convenção Coletiva de Trabalho. Ele explicou que a Cláusula 43, da Convenção Coletiva de Trabalho, é a que trata da fiscalização em caso de descumprimento. Nesse sentido, caberá à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Maranhão, a fiscalização do presente instrumento coletivo de trabalho e aplicação de suas penalidades. "A empresa infratora ficará sujeita ao pagamento de pesadas multas, em razão da desobediência de folga do trabalhador (a), no feriado antecipado para segunda-feira, dia 23", adverte Dedé do Povo, acrescentando que o Dia do Comerciário seria comemorado dia 30 (geralmente a última segunda-feira do mês de outubro), mas, houve entendimento e a data foi alterada dentro da legalidade para a penúltima segunda-feira (23) de outubro. 

RECONHECIMENTO: Mensagem alusiva ao Dia do Comérciário 

Raquel e o marido Dedé do Povo Foto: Reprodução

Para Dedé do Povo, segunda-feira, 23 de outubro – Dia do Comerciário (antecipado), é uma data comemorativa significativa para comerciários e comerciárias de Timon e Região Leste Maranhense, uma vez que representa folga justa e merecida. “Parabéns a todos os que fazem o comércio de maneira geral em Timon, Matões e Parnarama crescer com o seu trabalho justo e honesto no dia a dia, em especial a nossa categoria de comerciários (as). Temos a honra de representar esses colegas que não medem esforços para ajudar desenvolver o comércio de nossa região. Assim, prestamos homenagens aos que dedicam seu tempo para atender a todos clientes indistintamente com sorriso no rosto e absoluta responsabilidade. Salve os comerciários e comerciárias!”, enfatiza Dedé do Povo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário