Promotor José Osmar é homenageado com título de cidadão timonense

0
Promotor José Osmar e outras autoridades na entrega de título de cidadão timonense

A Câmara Municipal de Timon concedeu em uma concorrida sessão solene a cidadania do município ao promotor de Justiça José Osmar Alves, que trabalhou na comarca no período de outubro de 1993 a dezembro de 1996. O projeto de decreto legislativo é de autoria do vereador Kennedy Gedeon.

O prefeito Luciano Leitoa, vereadores, secretários municipais, os promotores Antônio Borges (MA) e Flavio Teixeira (PI), o engenheiro Francisco Rodrigues de Sousa e familiares do homenageado participaram do evento. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Uilma Resende.

José Osmar foi homenageado por todos os vereadores presentes à sessão, no final da tarde desta quarta-feira, com a lembrança da origem humilde do promotor e da sua vitoriosa carreira pessoal.

Promotor José Osmar e o vereador Kennedy Gedeon 

Nascido em 9 de maio de 1963, em União, no Piauí, José Osmar foi trabalhador rural, vaqueiro, canavieiro, operário de fábrica de papel e celulose, comerciante e, em 1990 concluiu curso de Direito na Universidade Federal do Piauí. Após advogar por um curto período passou no concurso para ser promotor no Estado do Maranhão e, por coincidência, a primeira comarca onde trabalhou foi em Coelho Neto, onde havia trabalhado em um canavial ainda na infância.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Uilma Resende, ressaltou que o homenageado merece a honraria principalmente por causa do seu trabalho na área tributária onde multiplicou por seis vezes a arrecadação do Estado do Maranhão. Em 2003 o Estado arrecadava apenas R$ 72 milhões ao ano e agora já atingiu o patamar de R$ 600 milhões.

Osmar Alves vai trabalhar agora no Piauí, à disposição do governo estadual, para ajudar na regularização fundiária do Estado. São mais de cinco milhões de hectares que precisam ser regularizados e a sua participação será importante para que o Piauí possa ter os títulos de propriedades dessas áreas.

DISCURSOS

O primeiro a discursar foi o vereador Kennedy Gedeon, propositor da homenagem. “Nós vimos que o doutor Osmar merecia este título por tudo que fez por Timon, pois a construção da Promotoria e do Fórum tem um dedo seu, além de ser um exemplo de cidadão”, disse ele.

“Títulos de cidadão têm que ser para quem fez muito por Timon, pois é a honraria mais importante do município. Fiquei feliz em dar o título para uma pessoa que tanto fez por nossa cidade. Parabéns!”, falou o vereador José Carlos Assunção.

O promotor Antônio Borges afirmou que a honraria também implica em dedicação aos timonenses. “O Osmar passou uma temporada breve em Timon, mas deixou sua marca. Fez muito pela infância, pela construção da Promotoria e do Fórum e deixou um trabalho frutífero aqui. Timon está de parabéns por receber este cidadão e o senhor Osmar está de parabéns pelo título. Mas, este título também exige uma dedicação, uma responsabilidade, um olhar especial à cidade de Timon.”

“Ele é a figura de promotor necessária neste país. Chamam de promotor social, mas eu chamo de promotor constitucional, porque sabe quais as necessidades da população. Esta homenagem é mais do que merecida”, afirmou o promotor do Piauí, Flávio Teixeira.

Prefeito Luciano Leitoa durante discurso na Câmara Municipal de Timon 

O prefeito Luciano Leitoa elogiou a carreira do novo cidadão timonense. ”É muita honra poder estar aqui hoje. O doutor Osmar tem uma carreira honrada e brilhante. É um reconhecimento do que fez e faz no seu trabalho.”

“Finalmente eu posso ser chamado de timonense de fato e de direito. O título foi concedido em 2006 e não recebi antes porque fiz questão de vir até a cidade para receber. Muito obrigado!”, encerrou o cidadão timonense José Osmar Alves.


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!