TIMON: Delegado João Pereira de Oliveira, o Pereirão, chega aos 87 anos de vida com bastante lucidez

0
Prof. Anderson Oliveira (neto), dona Silvina e Pereirão 
Quem está aniversariando nesta terça-feira (5), é o destemido delegado aposentado da Polícia Civil do Piauí, João Pereira de Oliveira, o Pereirão, que não dava “canja” para bandidos ao longo de suas atividades profissionais por mais de 46 anos no batente.  Chega aos 87 anos, com uma família enorme criada entre filhos, netos e até parentes. Aliado a isso, contou sempre com a colaboração de sua esposa Maria Silvina, de 89 anos, comemorado no dia 23 de abril deste ano.  Para Pereirão, Silvina é uma grande parceira com forte poder de liderança e soube cuidar da família como ninguém nos momentos de sua ausência devido a sua correria imposta pela profissão de policial em missões até fora do estado do Piauí nas investigações de ofício.

Pereirão como gosta de ser chamado nasceu no dia 5 de maio de 1928, no Povoado São Miguel, zona rural de Timon, depois passando a residir na localidade Piranhas com os seus pais: Maximiano Pereira de Oliveira e Maria Pereira da Conceição. Ainda como adolescente trabalhou como vaqueiro do povoado Barra das Pombas ao povoado São Miguel. Na época, enfrentou momentos difíceis de seca e de fome, em razão da pobreza da família.  

Em 1951, ingressou na Polícia Militar do Piauí ficando até 1957. Depois de três anos, em maio de 1960, passou a trabalhar nos quadros da Guarda Civil. Mais tarde, atuou como investigador, comissário até ser promovido delegado de carreira profissional exercendo o cargo de delegado titular do 12º Distrito Policial, na zona Leste de Teresina. Antes, ele passou pela extinta Central de Polícia e 1º Distrito Policial, no centro da capital piauiense. 

Ao longo da carreira policial, João Pereira de Oliveira, o Pereirão, sempre defendeu o respeito, a ética e a seriedade como ponto de partida para o sucesso na vida profissional dedicada ao estado do Piauí em defesa da Polícia Civil e da sociedade como um todo. Teve importantes parceiros na atividade policial, entre eles, Duzentos, Raimundinho (in memorian). Ele está aposentado desde o dia 18 de julho de 1997.

Desde muito jovem, Pereirão pedia a Deus que lhe proporcionasse oportunidade de alcançar momentos bons antes mesmo da velhice chegar. Finalmente, conseguiu galgar posições que culminaram com sua ascensão a postos relevantes nos quadros da Polícia Civil que resultaram numa melhor condição de vida digna para o sustento de sua família.

A homenagem a João Pereira de Oliveira, o Pereirão, está sendo feita pelo seu filho Reginaldo Pereira de Oliveira, que esteve na redação do Blog Ademar Sousa, em nome dos demais membros da família. No momento, Reginaldo aproveitou para dedicar ao aniversariante tudo de bom, paz, saúde e ainda muitos anos de vida. E citou um importante trecho bíblico: "Tudo posso naquele que me fortalece", do livro de Filipenses, cap.4, versus 13.  Neste sentido, quis fazer referência à vida dura que enfrentou o homenageado ao tempo em que comemora 87 anos de vida.  


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!