Timon Junino, o maior evento cultural da história de Timon

0
Por Alexandre Almeida


Assim que assumi o mandato de deputado estadual busquei elaborar um projeto cultural que pudesse valorizar nossas manifestações populares, pois sou defensor aguerrido da cultura como instrumento para uma vida melhor para os cidadãos. Nesse sentido, preocupei-me que esse projeto pudesse também oferecer oportunidade de lazer e de geração de renda para a nossa população. Assim nasceu o Timon Junino, que neste ano de 2015, realizamos a terceira edição nos dias 19, 20 e 21 de junho.

Uma realidade que sempre me incomodava era saber que somos Maranhão, mas a distância da capital São Luís e a proximidade com Teresina fazia com que nossa cultura estivesse mais vinculada ao Piauí. Consequentemente estávamos mais ligados a cultura da quadrilha junina e distante da cultura do bumba meu boi.

Após o desenho do projeto fomos então fazer um diagnostico das nossas quadrilhas juninas. Para nossa tristeza, encontramos poucas com condições de se apresentar. Em relação aos grupos de bumba meu boi a realidade era pior, pois como estes exigem mais investimentos, pouquíssimos grupos conseguiram sobreviver.

Assim, não bastava organizar um espaço confortável, seguro, bonito, trazer grupos de bumba meu boi de fora e boas atrações musicais, sem antes investir em nossos grupos folclóricos, considerando que a administração municipal não esboçava nenhum projeto de investimento para a valorização destes.

Após consolidar tudo que precisávamos fazer, o próximo caminho seria viabilizar os recursos financeiros para colocar o projeto em prática.  Aprovei uma emenda parlamentar no orçamento do Estado e em seguida trabalhei sua liberação. Após muitas reuniões conseguimos a autorização do governo estadual para executarmos o projeto. No entanto, só isto não bastava, então fomos atrás de parcerias privadas e encontramos o apoio da Oi e Oi Futuro, Grupo Claudino e a cervejaria Schin.

Superado o processo burocrático, o próximo passo seria reunir nossa equipe e executarmos o projeto, assim, com uma equipe motivada e determinada, organizamos tudo para que o projeto alcançasse todos os objetivos. O resultado hoje toda a população pode comemorar, pois a cada ano o Timon Junino tem ficado melhor, seja como agenda de lazer, pois milhares de famílias participam e sabem que lá encontrarão um espaço seguro, confortável, com o melhor de nossa cultura através da apresentação de manifestações culturais locais e regionais, boa música, boa comida e bebida, mas seja também como um espaço de geração de renda para dezenas de famílias que aproveitam toda a estrutura para comercializar algum produto.

Enfim, se aqueles que tiveram oportunidade de fazer e nunca fizeram, nós estamos mostrando que sabemos fazer e que queremos continuar fazendo.

Obrigado Timon pela confiança, ao Governo do Estado, através da Secretária de Cultura Éster Marques, e do governador Flávio Dino, aos patrocinadores Oi, Oi Futuro, Grupo Claudino, Schin e, sobretudo, aos organizadores IVA, ICOCAIS e todos de nossa equipe.

Alexandre Almeida é advogado e deputado estadual pelo PTN exercendo o seu segundo mandato consecutivo


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!