Ministério Público do Piauí recomenda que HUT melhore o controle de infecções hospitalares

0
Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes
O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, titular da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, emitiu recomendação ao Secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, à presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Maria de Fátima Garcez, e ao diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, para que o Hospital de Urgência de Teresina cumpra as diretrizes e normas de prevenção de infecções hospitalares.

De acordo com auditoria realizada no hospital pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS, nos meses de abril e maio de 2014, irregularidades foram encontradas no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e na Comissão de Infecção Hospitalar quanto ao não cumprimento das diretrizes e normas para a prevenção do controle das infecções. Com base nisso, foi instaurado o Procedimento Preparatório no âmbito da 29ª Promotoria, posteriormente convertido em Inquérito Civil Público.

Além disso, a Divisão de Vigilância Sanitária Estadual realizou, no mês de abril deste ano, uma inspeção no HUT, com emissão de um relatório de inspeção sanitária informando o não integral cumprimento da legislação sanitária vigente.


Considerando o risco que as infecções trazem aos usuários do hospital, o Ministério Público solicita a implantação de um sistema de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares que contemple todas as unidades do HUT, bem como adequação, implementação e supervisão das normas e rotinas técnico-operacionais.


O hospital deverá também realizar capacitação do quadro de funcionários e profissionais da instituição, no que diz respeito à prevenção e controle das infecções hospitalares. Fonte: MP/PI




Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!