Crea-PI: Nota de esclarecimento sobre a obra na Ponte Juscelino Kubitschek

0
Diante das discussões em torno do parecer técnico do Prof. Dr. Pedro Wellington, o Crea-PI vem a público esclarecer algumas das especulações sobre o conteúdo do documento.
               
                         Nota de esclarecimento sobre a obra na Ponte Juscelino Kubitschek


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí - Crea-PI vem a público esclarecer os fatos levantados no relatório feito pelo engenheiro civil Prof. Dr. Pedro Wellington G. N. Teixeira - um dos grandes nomes da engenharia piauiense e brasileira - sobre a obra e o estado estrutural da Ponte Juscelino Kubitschek, considerando que as informações contidas no parecer técnico foram divulgadas à sociedade de forma nada esclarecedora, em clareza e recorte de conteúdo, levando a acreditar que a ponte deveria ser interditada ou sofreria eminente risco de desabamento.

Após diálogo mantido entre o presidente do Crea-PI, engenheiro civil Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, e o Prof. Dr. Pedro Wellington, surge a necessidade de instruir a todos sobre a realidade levantada no documento, segundo o qual as ações de remoção de parte do talude das ombreiras da ponte já estavam previstas no projeto executivo da terceira pista de rolamento. E ressalta-se ainda que já estão prenunciadas intervenções de reforço deste talude com um novo processo que venha a garantir solidez e estabilidade com a eficiência da estrutura anterior.

O parecer destaca que as ações executadas com a retirada do talude eram estritamente necessárias pois sem estas medidas não seria possível executar os serviços planejados e essenciais para o objetivo almejado. Dessa forma, ao contrário do especulado, recomenda-se a continuidade da obra com a maior celeridade possível.

Por fim, o Crea-PI observa com muita preocupação algumas movimentações que carregam consigo o firme propósito de impedir a evolução e, consequentemente, a conclusão do serviço da terceira pista de rolamento da Ponte Juscelino Kubitschek, por agentes sociais que parecem não compreender o potencial benefício socioeconômico à nossa capital, com sensível contribuição para o melhor fluxo de tráfego em Teresina.

                                          Teresina-PI, 28 de outubro de 2015

                                          Eng Civil Paulo Roberto Ferreira de Oliveira

                                          Presidente do Crea-PI


Setrans garante segurança na ponte da Frei Serafim

Segundo secretário, reparos já estavam previstos e não há possibilidade de ponte desabar.

 Ponte Juscelino Kubitscheck em Teresina
O secretário de Transportes do Piauí (Setrans), Guilhermano Pires assegurou(Setrans), na quarta-feira (28), que não há risco de desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck, como foi alardeado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Segundo o gestor, diferente do que o CAU divulga, o relatório citado também não foi encomendado por eles e sim pela Secretaria de Transportes do Estado e pela empresa licitada para a construção da “ponte do meio”, que liga a Avenida Frei Serafim à João XXIII, em Teresina.

Todas as informações contidas no relatório fazem parte do planejamento, acompanhamento e fiscalização da obra. O engenheiro Pedro Wellington, professor da USP, também citado pelo Conselho, é consultor da obra e esteve em Teresina, junto com membros da secretaria e técnicos da construtora fazendo todas avaliações de praxe para inspeção da estrutura.

Segundo o secretário, o relatório fala sim da necessidade de reparos no trecho da ponte, já que ela foi construída em 1957. “Estes reparos já estavam previstos para serem feitos pelo DNIT, por se tratar de uma via federal (BR). Contudo, o Governo do Estado assumiu os reparos e incluiu as intervenções dentro do cronograma de execução da ponte do meio. O relatório deixa claro que concorda com todo o cronograma de execução da obra elaborado pela construtora e pela Setrans e, em nenhum momento, fala de risco de desabamento da ponte”, garante.

Guilhermano explica que o planejamento feito pela Setrans contempla, desde o início, a execução de um desvio do tráfego da Avenida Frei Serafim, no sentido Centro-Bairro, com finalidade de eliminar todo o tráfego sobre a Ponte JK e iniciar a utilização da “Ponte do Meio”, bem como a realização dos estudos técnicos de engenharia necessários para verificação da segurança estrutural da Ponte JK, a realização das intervenções necessárias na estrutura e nos acessos à Ponte JK e o retorno do tráfego.

Para o engenheiro Pedro Wellington, doutor em engenharia de estruturas, é necessário que o tráfego da ponte seja desviado para a ponte do meio, assim como já está planejado pela Setrans, com finalidade de criarem-se as condições necessárias para os levantamentos e ensaios necessários para garantir a verificação da sua capacidade estrutural. “Deixo claro que concordo com o planejamento inicial da obra feito pela Setrans, qual seja de executar o desvio do tráfego, como forma de se preservar a segurança. Somente com esse desvio poderão ser feitos os serviços necessários para garantir a segurança estrutural da Ponte JK”, diz o engenheiro. O engenheiro frisa ainda que se a obra não tivesse parado, o desvio já estaria pronto. Fonte: Setrans

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!