Agentes Comunitários de Saúde: categoria se fortalece com conquistas em Timon

1
O agente comunitário de saúde (ACS) é um profissional muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, pois fortalece a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e à comunidade.

Por contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de ações de promoção e vigilância em saúde, a Prefeitura Municipal de Timon tem reconhecido que esse profissional merece uma atenção especial da administração pública. Fato que levou a categoria a se fortalecer nos últimos três anos e meio, ao conquistar diversos benefícios dentro da atual gestão.

"O ACS é peça fundamental no envolvimento da população para o enfrentamento dos problemas de saúde. E a Prefeitura de Timon percebe a potencialidade desse profissional na Atenção Básica, dando um tratamento especial a esse agente, colocando-se à disposiçao para ouvir suas reinvindicações e atender sempre que necessário, pois ele é peça  fundamental para a construção de um novo modelo de atenção à saúde", disse o gestor municipal de saúde, Márcio Sá.

Entre os benefícios adquiridos pelos ACS na atual gestão estão: a inclusão do valor do incentivo ao protetor solar nos contracheques desses profissionais, o pagamento de incentivo do PMAQ, a liberação de licenças prêmios, fardamentos novos (incluindo calças e saias para as mulheres evangélicas), atualização de salários atrasados (por falta de repasse do Ministério) com recursos próprios do município, realização de concurso para 33 agentes e solicitação junto ao Ministério da Saúde para ampliação de 91 novas vagas.

PAPEL ACS

Reorienta o modelo de atenção à saúde na discussão dos problemas e organização da comunidade, auxiliando no fortalecimento da cidadania, através das visitas domiciliares e educação em saúde, com base nos saberes da saúde coletiva; Atende indivíduos e famílias através de ações de monitoramento de grupos específicos, doenças prevalentes e de risco, através de visitas domiciliares e informação em saúde com base no saber epidemiológico e clínico; Auxiia no acesso aos serviços.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. As conquistas da categoria sempre foram com bastante luta o pmaq foi uma conquista da que tivemos que manifestar nas ruas da cidade, fardamento foi apenas um em 3 anos, e se salarios já foram atualizados com recursos prórios porque não pagar o incentivo dos acs que vem do governo \federal?

    ResponderExcluir
Postar um comentário

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!