Timon receberá “Dia D” de Prevenção ao Glaucoma

0

Será realizado em Timon no dia 26 de agosto o Dia D da Campanha de Prevenção ao Glaucoma, promovido através da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Timon. Coordenada pela Regional de Saúde de Timon, a ação acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 17h na UBS do Parque Piauí I, na Rua Joaquim Pedreira, antiga Rua 5, e contará com aferição de pressão do olho, fundoscopia e entrega de colírio grátis.

Estarão presentes um médico e três técnicos, realizando os procedimentos e orientando os moradores que visitarem o local. Quem apresentar sintomas da doença vai receber gratuitamente o colírio para o tratamento, que tem duração de três meses. Após esse período, a equipe retornará à cidade para ver como está o paciente.

A doença

O glaucoma é resultado do aumento da pressão do líquido que preenche o olho, conhecida como “pressão intraocular”. A pressão elevada tende a destruir gradativamente as células do nervo óptico, comprometendo a visão. É uma doença ocular séria e progressiva que, se não for tratada, pode causar cegueira. Segundo os especialistas, representa um dos problemas mais significativos da saúde pública e afeta com maior frequência pessoas acima de 40 anos, sendo mais comum nas mulheres.

O glaucoma raramente apresenta sintomas. Na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente, sem que a pessoa perceba. Nos casos mais graves, a pessoa perde a visão periférica e tem a impressão de olhar o mudo através de um cilindro. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a cegueira é só é feito através do exame oftalmológico.

ESFs de Timon promovem atividades em Saúde para população


As equipes da Estratégia Saúde da Família de Timon estão promovendo neste mês uma série de atividades para a população. As ações acontecem nas Unidades Básicas de Saúde do município, levando temas essenciais para a saúde básica.

São diversos profissionais que ministram palestras e rodas de conversas sobre as datas e campanhas trabalhadas pelo Ministério da Saúde neste mês de agosto, como a Semana Mundial do Aleitamento materno  (com atividades voltadas para mães e gestantes de Timon), Combate a Hepatites Virais (com realização de teste rápido de hepatites, HIV e sífilis), Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes,  Saúde do Homem – abordando o câncer de próstata (com palestras em alguns órgãos do município), Campanha de prevenção à leishmaniose, além de outros temas como Hipertensão,  Diabetes,  Obesidade e,  Saúde Bucal.



“Nossas equipes estão de parabéns por tantos serviços preventivos de saúde. Ações que fortalecem a Atenção Básica de Timon”, disse o secretário de saúde, Marcio Sá.  



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!