Ação foi determinada pelo
ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em todo o território nacional
O ministro do Trabalho, Ronaldo
Nogueira, determinou que todos os postos de atendimento do Ministério do
Trabalho e do Sistema Nacional de Emprego (Sine) recebam os pedidos de Carteira
de Trabalho sem a necessidade de agendamento prévio. A determinação vale a
partir desta quarta-feira (5) e se estende por todo o mês de outubro. “Nenhum
trabalhador ficará sem atendimento”, afirma Ronaldo.
O Ministério do Trabalho informa
que o sistema de emissão de carteira digital está funcionando normalmente em
todo o país e continuará sendo utilizado durante todo o mês. No entanto, para
garantir que todo trabalhador tenha seu documento emitido, o Ministério do
Trabalho está disponibilizando também a emissão da carteira manual, em caso de
falha ou intermitência do sistema.
“Já enviamos um primeiro lote de
300 mil carteiras para todo o Brasil e a expectativa é distribuirmos 1,5
milhão”, frisou o ministro. Para o Piauí, estão sendo enviadas 10 mil carteiras
manuais, que serão distribuídas para os postos de atendimento do estado até
sexta-feira (7).
Os trabalhadores que já estão com
agendamento garantido serão atendidos com prioridade na data marcada. No
estado, a Superintendência Regional do Trabalho, em Teresina, a Gerência de
Parnaíba e outras quatro agências fazem a emissão do documento: Campo Maior,
Floriano, Picos e Corrente. Além destas, são 69 postos do Sine espalhados pelo
estado. O cidadão também pode ter acesso ao documento em 19 postos conveniados
com prefeituras municipais e, em mais dois sindicatos, nos municípios de Oeiras
e Olhos D’Água, com atendimento por ordem de chegada. Todos receberão a
quantidade de documentos necessária para atender corretamente a demanda.
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