Prazo de atendimento a pacientes oncológicos do Maranhão no Piauí é prorrogado

0
A aprovação ocorreu durante reunião da CIB, em São Luís, onde Timon foi representada pelo secretário de Saúde, Márcio Sá

Secretário Municipal de Saúde de Timon, Márcio Sá (ao microfone)

O secretário municipal de saúde de Timon, Marcio Sá, esteve no último fim de semana na cidade de São Luís para participar do I Seminário de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde e da reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), da qual faz parte. Dentre vários pontos apresentados durante a reunião da CIB, o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Timon conseguiu aprovação da resolução de número 137/2016, que trata da prorrogação de prazo de atendimento aos pacientes oncológicos do Maranhão no Piauí.

“Conseguimos aprovar essa resolução, que prevê a continuidade dos atendimentos aos nossos pacientes no Piauí e a equipe da SES já está em contato com os responsáveis para discutir as negociações. Agora vamos ficar acompanhando todo esse processo”, ressaltou Sá.

Representantes de Timon 

Quanto ao I Seminário de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde, que abordou o tema “Juntos Superando os Desafios do SUS”, a proposta foi trazer unicidade entre municípios, estados e Governo Federal para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse seminário foi promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems) objetivando favorecer a proximidade entre os gestores públicos de saúde nas instâncias municipal, estadual e federal. Além disso, discutimos sobre a importância de estados e municípios andarem de mãos dadas, para tratarem os problemas encontrados no SUS e, juntos, buscarmos soluções”, falou o gestor de Saúde, Marcio Sá.

TIMON: Mutirão sem Mosquito chega ao bairro Flores


No último sábado (04.02), foi a vez dos moradores do Bairro Flores receberem a equipe do Mutirão “Sábado sem Mosquito”, de Combate ao Aedes Aegypti, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outros órgãos da administração municipal.

Este foi o quarto sábado do mutirão de limpeza, inspeção e sensibilização contra a Dengue, Chicungunya, Zika Vírus e agora Febre Amarela. A mobilização teve início na Unidade Básica de Saúde da Av. Perimetral e foi até a Rua 100. “Todos os sábados, estamos nos bairros reforçando o trabalho que os agentes de endemias já fazem durante a semana”, contou o coordenador de endemias do município, Dolamito Marques.


Os moradores receberam os agentes de endemias em suas casas para verificar os focos dos mosquitos. “Fazemos um trabalho de eficiência de segunda a sexta, visitamos cerca de 40 residências por dia e agora, com esta campanha aos sábados, complementamos nosso trabalho. As pessoas estão mais preocupadas com as doenças que esse mosquito causa, por isso, elas estão cuidando mais de seus quintais, tendo o cuidado de não deixar água parada, é o que estamos vendo no dia a dia”, disse o agente José de Ribamar.

A doméstica Lucilane Sousa tem o cuidado de verificar seu quintal rotineiramente, principalmente porque tanto ela quanto a filha pequena já tiveram dengue. “Não quero passar por isso de novo, nem quero que meus filhos adoeçam”.

Além da procura de focos do Aedes Aegypti, a Secretaria de Limpeza Urbana (SLU) também realizou um mutirão de limpeza no bairro, que incluiu capina, desobstrução de esgotos, sarjetas e canaletas, além do recolhimento de resíduos. O superintendente da SLU, Alexandre Luz, comentou que o trabalho é árduo, mas necessário. “Esta luta contra o mosquito é intensa, principalmente no período chuvoso, por isso, estamos trabalhando juntos para que esta campanha traga ainda mais resultados positivos”.

O secretário de saúde, Márcio Sá, disse que, durante todo o período chuvoso, as equipes estarão nos bairros fazendo os mutirões. “Estas ações são importantes porque é feito um trabalho preventivo e, assim, conseguimos evitar que este mosquito faça um estrago na vida das pessoas”.

Os próximos Mutirões sem Mosquito devem acontecer nos bairros Planalto Formosa, Bela Vista, São Marcos, Cidade Nova, Cajueiro e em mais um trecho do Parque Piauí. Fonte: Ascom/Sems



















Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!