MA: Aprovado na ALEMA projeto que prevê vigilância armada por 24 horas em agências bancárias

0
Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão de terça-feira (30), o Projeto de Lei Nº 236, de autoria do deputado Zé Inácio (PT), que dispõe sobre a contratação de vigilância armada para atuar 24 horas por dia nas agências bancárias públicas e privadas e nas cooperativas de créditos, inclusive em finais de semana e feriados.

Ao fazer a defesa de seu projeto na tribuna, o deputado Zé Inácio salientou que esta proposição foi elaborada em sintonia com o Sindicato dos Vigilantes do Estado do Maranhão. Porque este projeto, segundo o deputado, além de garantir maior segurança aos estabelecimentos bancários, “visa acima de tudo valoriza a vida. Logicamente que tem outras questões que são importantes no âmbito desse projeto, mas acima de tudo se valoriza a vida com mais segurança nos estabelecimentos bancário”.

Zé Inácio frisou que o projeto, também, vai contribuir para gerar mais oportunidade de emprego para a categoria dos vigilantes, que hoje atua em vários estabelecimentos do Maranhão.

“Somam mais de 10 mil vigilantes, mas nas agências bancárias, nos grandes centros, na maioria das cidades do Maranhão, não chegam nem a 500. Pouco mais de 400 vigilantes atuam em estabelecimentos bancários. E isso também demonstra a necessidade deste projeto”, assinalou o deputado.

Ele acrescentou que a ideia é que este projeto reforçará um conjunto de ações do Sistema de Segurança Pública do Estado, na medida em que os assaltos e roubos nos estabelecimentos bancários, inclusive em caixas eletrônicos, têm acontecido em mais de 80% no período noturno.

Atualmente a maioria dos assaltos ocorre em finais de semana e feriados, período em que as agências não dispõem de segurança privada. “Essa medida contribui com a segurança pública, tendo em vista que aumenta a possibilidade de parceria entre a segurança privada com a Polícia Militar. Os vigilantes, portanto, atuarão de forma preventiva, tendo em vista que ficarão 24h nas agências e, com certeza, evitarão futuros roubos e assaltos nos estabelecimentos bancários”, destacou.

Zé Inácio reafirmou a ideia da geração de emprego. “A medida também gerará emprego para essa categoria de vigilantes que também é muito aguerrida e precisa que a sua corporação seja valorizada”, salientou.

Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Valéria Macedo (PDT), Sousa Neto (Pros), Cabo Campos (DEM) e Sérgio Vieira (PEN), Professor Marco Aurélio (PCdoB) e Wellington do Curso (PP) manifestaram apoio ao projeto, frisando que se trata de uma matéria da maior importância para reforçar a política de Segurança Pública do Estado.

“Muito se cobra do Poder Público em relação à segurança, e é correto, mas é mais correto ainda cobrar dos bancos, porque ninguém nesse País lucra mais do que banco. E os bancos devem investir em segurança pública. Portanto, é uma luta necessária que vai gerar oportunidade de emprego, mas, sobretudo, vai fortalecer uma necessidade fundamental da população, que é mais segurança bancária”, declarou Bira do Pindaré, primeiro deputado que ocupou a tribuna para elogiar o projeto do deputado Zé Inácio. Fonte: ALEMA



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!