Em reunião com prefeito, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde elogia saúde pública de Timon

0

"Quando cheguei aqui em Timon, em julho desse ano, vi o quanto a cidade conta com unidades de saúde bem estruturadas e reformadas, isso garantiu o sucesso da implantação da planificação aqui na cidade, os profissionais de saúde também são muito envolvidos e comprometidos, sempre contamos também com a parceria do secretário Marcio Sá.” Essas foram as palavras ditas pela facilitadora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde-Conass, no Maranhão, Ademilde Machado, durante uma reunião nesta quinta-feira  09/11 com o prefeito Luciano Leitoa.


A reunião foi realizada para discutir o desenvolvimento da implantação da planificação da atenção à saúde, em Timon que é uma dos municípios do Maranhão que conta com essa estrutura. A planificação possibilita mais qualidade e eficiência no acesso da população à saúde e no atendimento nas UBS´s. E Timon tem conseguido bons resultados.

Ademilde, acrescentou que com a planificação em pleno funcionamento, consegue-se solucionar muitos dos casos na atenção à saúde, evitando que o paciente precise ser encaminhado para UPAS, Hospitais de alta complexidade ou atendimento especializado como: a policlínica e o Centro de Assistência Integrado de Saúde Da Mulher- CAISM, que desenvolve esse papel em Timon.

Além disso, segundo a facilitadora do Conass, a planificação ajuda a organizar o atendimento, “há casos em Timon que os pacientes são atendidos nas UBS´s com horário marcado, muita gente diz, que está melhor que na rede particular, além disso também a planificação trabalha para reduzir os índices de mortalidade materno-infantil, no município”.

Para Marcio Sá, secretário de Saúde, o município tem avançado. “Timon saiu na frente quando através da Secretaria de Saúde Estadual aderiu a planificação, para isso a prefeitura junto com a regional de saúde conseguiu trazer essa estrutura para Timon, pois nem todos os municípios contam com esse formato de atendimento, inclusive capitais como Teresina, ainda não possuem a planificação”. Patrícia Veras, coordenadora da planificação no Maranhão também ressaltou a importância da organização no atendimento da atenção à saúde e que o município de Timon só tem a ganhar.

Ao final da reunião, o prefeito Luciano se comprometeu a dar todo o suporte para que a planificação continue acontecendo em Timon e gerando resultados positivos no atendimento à saúde. “Com esse trabalho feito nas UBS´s reduzimos os riscos à população, que muitas vezes precisa recorrer a hospitais mais especializados e com a planificação conseguimos evitar que isso aconteça”. Também participaram da reunião representantes da Regional de Saúde, em Timon. (Assessoria)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!