TIMON: Médicos e enfermeiros participam de seminário sobre Doenças Endêmicas

0

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Regional de Saúde, reuniu nesta última quarta-feira (13), profissionais (médicos e enfermeiros) para participarem de Seminário sobre doenças endêmicas, com a proposta de discutir medidas de prevenção e controle.

O encontro foi orgaqnizado pela Vigilância em Saúde, visando o aperfeiçoamento das ações no município. “O Seminário de Doenças Endêmicas objetivou realizar diagnóstico e tratamento precoce dos agravos que mais estão ocorrendo na região de Timon”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Timon, Clayre anne Vasconcelos.

No seminário, temas importantes foram abordados como os agravos: leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar, hanseníase, sífilis congênita, entre outras.


Timon receberá ações de combate à Sífilis


Timon está entre os 100 municípios prioritários que vão receber R$ 200 milhões para conter o avanço da sífilis. Do estado do Maranhão foram três: São Luís, Paço do Lumiar e Timon. Os recursos são do Ministério da Saúde e deverão ser aplicado em ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Nesta semana, uma equipe de técnicos da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde, estiveram no município, onde reuniram-se com os profissionais da Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, CTA, do Hospital do Parque Alvorada, Alarico Pacheco e Regional de Saúde; para passar informações sobre a elaboração de um plano para o desenvolvimento das ações de combate.

"Timon foi um dos municípios do Maranhão contemplado para receber recurso e agora vamos traçar estratégias para desenvolver ações para redução da sífilis no município", explicou Clayre Anne Vasconcelos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Timon.

O plano do governo prevê a ampliação dos testes para diagnosticar a sífilis, principalmente nas grávidas, pois a identificação ainda no primeiro trimestre da gestação e o tratamento adequado impedem a transmissão da doença da mãe para o bebê. Fonte: Ascom/SEMS





Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!