TIMON: Saúde realiza ação educativa de combate ao Aedes Aegypti

0

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde – SEMS estiveram mobilizados em ações educativas com distribuição de panfletos neste último final de semana por toda a Avenida Piauí, incluindo as pontes da Amizade e Metálica. O objetivo foi sensibilizar a população sobre os cuidados e prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

A conscientização foi a primeira realizada neste começo de 2018, visando o período carnavalesco. Segundo o coordenador do Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, Dolamito Marques, assim como essa ação, que ocorreu no Zé pereira de 2018, outras irão acontecer a partir de fevereiro com os mutirões de combate ao Aedes Aegypti realizados aos sábados nos bairros de Timon.

“A ideia é continuar mantendo o baixo índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti na cidade, resultado este obtido no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA), em que o município obteve a referência de 0,6%, percentual, valor abaixo do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que é 1%”, afirmou Dolamito Marques.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, o resultado – obtido no último LIRA, realizado no período de 23 a 27 de outubro de 2017 – colocou, pela terceira vez, a cidade na faixa verde, representando baixo risco para ocorrência de doenças causadas pelo mosquito.



LIRA


É um programa do Ministério da Saúde responsável pelo mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes Aegypti, identificando os criadouros predominantes e a situação de infestação do município. O LIRA permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Em Timon, o levantamento é realizado nos meses de janeiro, março e outubro. 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!