O prêmio nacional será entregue, nessa sexta-feira, 13.07, em
Brasília, a jovens da periferia que realizaram curso de empreendedorismo.
Cidade de Timon (MA) Foto: Divulgação |
Cerca de dois mil jovens moradores de comunidades periféricas de todo o Brasil foram capacitados para empreender em um negócio partindo do zero, com a metodologia By Necessity, da Agência Besouro. Destes, 30 finalistas concorrem ao Prêmio Inova Jovem Empreendedor, que será entregue na sexta-feira, 13.07, em Brasília. Todos participaram de programa da Secretaria Nacional de Juventude, do Governo Federal, ao longo do primeiro semestre de 2018. Além de aulas, os alunos permanecem incubados por 30 dias, com suporte presencial e online, para a garantia da continuidade dos empreendimentos.
Vidas foram modificadas com a possibilidade de geração de
renda e histórias emocionantes tomaram conta do País. Diante deste retorno
positivo, a Secretaria Nacional lançou a premiação. Trinta novos empreendedores
foram selecionados para as finais nas categorias: a) Performance financeira:
aumento do percentual da renda obtida no período; b) Histórico social: mudança
social ocorrida, afastamento da criminalidade e da drogadição, busca por
alfabetização; c) Inovação: desenvolvimento de uma área de negócios ainda não
explorada no entorno.
O finalista de Timon, Daniel de Souza Miranda, concorre na
categoria Histórico Social. Seu negócio é o “Miranda Barber Shop”,
empreendimento que está permitindo uma mudança na condição e na perspectiva
social do jovem. (Conheça, abaixo, a história de Daniel.)
“O aluno, em condições de vulnerabilidade social, completar
30 horas de estudo em sala de aula e sentir-se preparado para, contrapondo o
cenário econômico, abrir as portas de um empreendimento, sem suporte financeiro,
já é cenário passível de recebimento de premiação, independente dos resultados
imediatos obtidos”, salientou o criador do método e diretor-presidente da
Agência Besouro, Vinicius Mendes Lima.
O ato de premiação aos três primeiros lugares em cada categoria
e homenagem aos demais 21 selecionados ocorre no próximo dia 13, na sede da
Secretaria Nacional de Juventude - Pavilhão das Metas, Via VN1 - Leste - s/nº -
Praça dos Três Poderes – Brasília/Distrito Federal.
Barba, cabelo, bigode e bom negócio
Não é de hoje que os homens se preocupam em ter um bom corte
de cabelo. Porém, de uns tempos para cá, o mercado viu crescer o número de
barbearias. Experiente no ramo, mesmo com a pouca idade, Daniel Wanderson de
Souza Miranda, 20 anos, do município de Timon no Maranhão, é o dono da Miranda
Barber Shop.
Foi a namorada de
Daniel que deu a dica do Inova Jovem para ele, que seguiu à risca. E não se
arrependeu! “Ela disse que eu poderia melhorar o meu negócio. Fiquei
interessado e fiz. E gostei muito. Estou colocando em prática aqui tudo que
aprendi. Sou muito grato”, diz.
Daniel vem de uma família humilde e os pais se separaram
quando ele ainda era muito pequeno. A avó, então, assumiu a sua criação. “A
renda da minha avó, que era costureira, era muito pouca. Ela não tinha
condições de sustentar toda a casa”, relata. Com oito anos de idade, ele
começou a trabalhar em uma oficina de carros para ajudar nas despesas da casa,
que dividia com outros netos e tios.
“Meu pai foi embora quando eu era pequeno. Minha mãe morava
na mesma cidade, mas se afastou da gente. Então, por necessidade, tive que
começar a trabalhar muito cedo para ajudar, ter as coisas. Todo mundo tinha e
nós não. Aí eu estudava e trabalhava, estudava e trabalhava”, conta.
Aos 12, aprendeu a cortar cabelo com o namorado de uma tia na
época. Trabalhou em três salões de beleza e, aos 15 anos, resolveu montar o
próprio salão em casa, depois de conseguir juntar um dinheiro. Era o início da
barbearia, há cinco anos.
Com R$ 2,5 mil no bolso, ele comprou o mínimo de material que
precisava. “Era apenas um espelho, uma cadeira, uma pequena bancada com quatro
bancos para clientes, um ventilador de mesa, minha máquina de corte e mais
alguns acessórios. Assim comecei meu negócio”, conta.
Sete meses depois da abertura da primeira barbearia, o
empreendedor alugou um ponto em uma rua mais movimentada. “Fiz uma fachada e
comecei a divulgar o meu negócio com cartão de visita, panfletos e as redes
sociais. Tirava fotos do meu serviço e postava”, relembra.
Hoje, ele se mudou novamente para um local que fica em uma
avenida. O espaço está maior, mas vai passar por uma reforma. Daniel já conta
com um funcionário. Porém, para o futuro, ele vislumbra muito mais. “Ainda tem
muita coisa para melhorar. Quero investir mais em marketing, montar minha loja
da barbearia, comprar mais equipamentos, ter outro funcionário e padronizar o
salão”, destaca.
O seu diferencial é o atendimento. “Venho lutando para me
destacar na minha região e oferecer sempre o melhor para meus clientes”,
ressalta. Outro destaque vai para a mesa de sinuca que está à disposição dos
clientes enquanto esperam para ser atendidos.
Os conteúdos do programa da Secretaria Nacional de Juventude
que estão fazendo e continuarão fazendo a diferença para a Miranda Barber Shop
são os que abordam planejamento financeiro e divulgação, que hoje é feita
também por redes sociais. “Creio que, com tudo que aprendi, vou longe neste meu
negócio. Vou me destacar bastante e ter minha independência financeira”,
planeja. Com certeza, você vai longe, Daniel!
0 Comentários