Foto: Divulgação/São Luís |
O Magazine Luiza fechou um contrato de compra de 48 lojas no Pará e no Maranhão da rede Armazém Paraíba, confirmou em nota a varejista regional. Com isso, o Magazine passa a operar no Estado paraense, onde não tinha lojas até então. Segundo uma fonte, a negociação que deve ficar entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões.
A Armazém Paraíba não informa os valores do acordo. Para
funcionários, a varejista encaminhou uma carta dias atrás, obtida pelo Valor,
em que informa que o contrato com o Magazine, no formato de “cessão de pontos”,
está sob análise do Cade, o conselho administrativo de defesa da concorrência.
A família controladora Claudino, dona da rede, afirma em seu
site ter cerca de 350 pontos no país, e as demais lojas que não foram
negociadas com o Magazine continuam controladas pela família. Haverá, porém,
uma mudança de foco.
O Armazém Paraíba informou aos empregados na carta que, desde
abril, passou a “concentrar as atividades no ramo de confecções, calçados,
cama, mesa e banho”, saindo do negócio de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Na carta, assinada pelo presidente Valdecy Claudino, o comando não explica as
razões pelas quais decidiu parar de atuar no varejo eletrônico. Diz apenas que
é uma “tendência de mercado”.
A empresa tem sede em Teresina (PI) e faz parte de um grupo
chamado Sociedade Comercial Irmãos Claudino, que reúne outras operações de
indústria e varejo.
O Magazine Luiza, com a negociação, somará nove pontos do
Armazém Paraíba à sua base atual de 29 unidades no Maranhão. E os 39 pontos da
rede no Pará serão as primeiras lojas da empresa no Estado.
Com R$ 2,2 bilhões em saldo de caixa em dezembro de 2018, o
Magazine ainda fechou acordo para a compra da Netshoes por US$ 62 milhões. A
transação ainda não foi concluída.
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