Estudantes da rede municipal de Timon participarão da avaliação estadual Seama

0


No próximo dia 12 de junho, os alunos do 5ª Ano e do 9º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Timon realizarão as provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), que envolvem as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo 44 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 52 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental.

O sistema foi lançado no último dia 29 de maio durante evento realizado em São Luís e contou com a presença de representante da secretaria municipal de Educação de Timon, que recebeu orientações acerca da logística da primeira avaliação, além de conhecer melhor suas diretrizes. “Esse novo sistema está alinhado com os projetos para as nossas escolas, especialmente os do Educação Pra Valer. Com essas avaliações e projetos, podemos analisar melhor como estão nossos resultados e, deste modo, propor estratégias para melhorar o ensino/aprendizado dos nossos alunos”, destaca a coordenadora do Ensino Fundamental, Alda Raquel, que participou do evento em São Luís.


Nesta segunda-feira (03.05), a Secretaria de Estado da Educação está realizou uma capacitação com coordenadores dos municípios de Timon, Parnarama, Matões e São Francisco. Na próxima quarta-feira (05.06), a capacitação acontecerá com os diretores das escolas que aplicarão as avaliações.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio também devem participar das avaliações. Para eles, as provas serão aplicadas no dia 11 de junho. Em todo o Maranhão, aproximadamente 280 mil estudantes devem fazer os testes, sendo 103.685 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental; 93.912 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental; e 82.321 estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

O que é o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão

Criado pelo Governo do Estado, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) é uma política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e destinado para a melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses.

O Seama permitirá estabelecer o índice próprio do estado, contribuindo para a melhor definição das metas conforme as redes. Além disso, ele vai acompanhar os resultados dos estudantes no decorrer do ano, fazer a análise da prática avaliativa desenvolvida nas escolas (por meio da compatibilização dos resultados nos simulados e nas atividades de sala de aula), dentre outros avanços.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!