INFÂNCIA E JUVENTUDE: Corregedor entrega bicicletas e computadores doados para o Centro Socioeducativo de Timon

0


Em solenidade nesta quarta-feira (24), no Fórum da comarca de Timon, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, entregou 20 bicicletas e cinco computadores que foram doados pelo Poder Judiciário ao Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon (CSST) – instituição pertencente à Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), para uso dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no local.

As 20 bicicletas foram destinadas do Depósito Público Judicial da CGJ, objetos de apreensão em procedimentos judiciais, enquanto os computadores foram doados pelo Tribunal de Justiça (TJMA), por meio de Termo assinado pelo presidente da Corte, desembargador Joaquim Figueiredo.

O diretor do estabelecimento, Diogo Rogério de Sousa, esclareceu que os bens doados terão um importante impacto para os adolescentes que cumprem medidas na unidade, aplicadas pela Vara da Infância e Juventude, alguns matriculados em escolas distantes e que enfrentam dificuldades de mobilidade. Segundo ele, os computadores serão utilizados na capacitação dos jovens, tanto no Centro de Semiliberdade quanto no Centro de Internação Provisória, que também participam de cursos profissionalizantes que objetivam garantir uma possibilidade de trabalho ao fim das medidas. “Agradecemos imensamente a sensibilidade da gestão do TJMA e CGJ em relação à infância e juventude, inclusive com a destinação de um veículo exclusivo para a Vara da Infância e Juventude, o que tem melhorado bastante a atuação”, avaliou.

O corregedor-geral ressaltou a responsabilidade social de cada cidadão e dos Poderes constituídos diante dos problemas da sociedade, especialmente em relação ao público infantojuvenil, o qual a lei confere o direito à proteção integral. “Cada cidadão tem um importante papel e não podemos esperar que todas as questões sejam resolvidas pelo Estado”, observou.

Na avaliação do juiz Simeão Pereira, essa iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e do corregedor-geral da Justiça, Desembargador Marcelo Carvalho Silva, muito contribuirá na socioeducação de adolescentes em conflito com a lei, capacitando-os profissionalmente e facilitando o acesso à escolarização.

Também estiveram presentes na solenidade os juízes José Elismar Marques, da Vara da Execução Penal; Rosa Maria da Silva Duarte, da Vara da Família; Josemilton Silva Barros, do Juizado Especial Cível e Criminal; Adriano Lima Pinheiro, Juiz de Direito da 19ª Zona Judiciária; o Promotor de Justiça Fernando Evelin de Miranda Meneses; a professora Rosário Leal, Secretária Municipal de Ação Social; Jaciane Beatriz Guedes Rodrigues, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS; Lívio Barros, diretor do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais; o advogado Rafael Milhomen de Sousa, representando a OAB, Subseção de Timon.  (Com informações do TJMA).


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!