Dia D contra sarampo: campanha vacina crianças menores de 5 anos

0


Este sábado é o dia D de mobilização para a imunização, contra sarampo, de bebês a partir dos 6 meses de idade e crianças menores de 5 anos. No município de Timon, o marco da ação do Dia D, da primeira fase, será no bairro Cidade Nova III, dentro da programação do Todos por Timon, que vai ocorrer no Colégio Militar 2 de Julho – a Escola dos Bombeiros. Essa etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem como foco o público infantil, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.

A proposta da ação é atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral, que além de proteger contra o sarampo, é eficaz contra rubéola e caxumba. A campanha contra o sarampo segue até 25 de outubro. A partir do dia 18 de novembro até o dia 30, ocorrerá a próxima etapa da campanha, que visa alcançar pessoas de 20 a 29 anos.

Vale lembrar que a dose extra, chamada de dose zero, não consta no calendário nacional de vacinação. Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Essas devem ser aplicadas para conferir proteção prolongada contra a enfermidade.

SARAMPO

É um vírus transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal. A doença pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. Fonte: Ascom/Sems 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!