Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

Medo de Moro pedir demissão fez Bolsonaro recuar, mas novela não acabou

Ademar Sousa janeiro 24, 2020

Comentários

Mais Notícias

Página inicial Medo de Moro pedir demissão fez Bolsonaro recuar, mas novela não acabou

Medo de Moro pedir demissão fez Bolsonaro recuar, mas novela não acabou

janeiro 24, 2020
0
Tales Faria

Colunista de UOL


Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro

Imagem: ADRIANO MACHADO

Ex-secretário-geral da Presidência, Gustavo Bebianno disse ontem ao UOL que, se ele fosse o ministro Sergio Moro (Justiça), pediria demissão e se lançaria candidato a presidente da República.

 Bebianno está rompido com o presidente Jair Bolsonaro, mas como a maior parte dos seguidores e ex-seguidores do presidente, é fã de carteirinha do ex-juiz da Lava Jato.

E, como Moro, os lava-jatistas enxergaram como uma manobra de enfraquecimento do ministro a possibilidade de desmembramento de sua pasta em dois ministérios, o da Justiça e o da Segurança Pública. Este último seria comandado por um especialista no setor.

 O próprio Bolsonaro chegou a anunciar essa hipótese, nesta semana, deixando claro saber que Sergio Moro não ficará satisfeito se isto ocorrer.

Mas assessores, amigos e aliados do presidente alertaram-no do perigo de deixar o ministro insatisfeito.

O recado de Bebianno é uma hipótese concreta: se o ex-juiz deixar o governo, será um forte candidato à Presidência da República em 2022, ameaçando a reeleição de Bolsonaro.

O próprio Sergio Moro fez chegar ao Palácio Planalto sua insatisfação com o desmembramento do ministério. Não chegou a falar em candidatura. Mas, para bons entendedores, isso está implícito.
Sem se colocar como candidato, o ministro já figura em quarto lugar nas pesquisas de intenção de voto.

À sua frente, em primeiro lugar, há apenas três nomes que estão há algum tempo com campanha nas ruas e que já concorreram outras vezes: o próprio Bolsonaro, o ex-presidente Lula e o ex-ministro Ciro Gomes.

Ou seja, Moro tem grandes possibilidades de crescimento e de promover um estrago no eleitorado de Bolsonaro, caso rompa com o governo e se lance candidato.

Foi o medo de que ele de fato pedisse demissão que fez Bolsonaro recuar. Nesta sexta-feira, em viagem ao exterior, o presidente disse que não criará o Ministério da Segurança Pública.

Mas o ministro, por sua vez, sabe que sua popularidade tem sido o motor dos gestos do chefe visando o seu enfraquecimento. Moro tem plena consciência de que a ameaça de agora tende a se repetir. E não sabe se das próximas vezes haverá recuo do presidente. Tudo isso, junto e misturado, torna absolutamente incerta e insegura a relação entre o ministro da Justiça e o presidente da República. Num momento podem compor uma chapa para 2022, noutro, podem se tornar adversários ou mesmo inimigos. É uma novela que ainda está muito longe de terminar.

  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato