Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil - Brasília
Imagem: Lucas Tavares |
Cerca de 5,3 milhões de brasileiros recebem hoje (22) o equivalente a cerca de R$ 4,3 bilhões de auxílio emergencial. O lote de beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) foi enviado no último domingo (19) pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). Além desses, a Caixa também faz hoje o pagamento a 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família.
A partir de amanhã (23), a Caixa inicia o pagamento da
segunda parcela para os inscritos no CadÚnico, de acordo com o mês de nascimento
do beneficiário:
Quinta-feira (23):
Nascidos em janeiro e fevereiro
Sexta-feira (24):
Nascidos em março e abril
Sábado (25):
Nascidos em maio e junho
Segunda-feira (27):
Nascidos em julho e agosto
Terça-feira (28):
Nascidos em setembro e outubro
Quarta-feira (29):
Nascidos em novembro e dezembro
Pagamentos para beneficiários do Bolsa Família
Até o próximo dia 30, serão liberados mais R$ 12 bilhões em
auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família conforme calendário
abaixo:
Segunda-feira (20):
1.923.492 pessoas – NIS final 3
Quarta-feira (22):
1.924.261 pessoas – NIS final 4
Quinta-feira (23):
1.922.522 pessoas – NIS final 5
Sexta-feira (24):
1.919.453 pessoas – NIS final 6
Segunda-feira (27):
1.921.061 pessoas – NIS final 7
Terça-feira (28):
1.917.991 pessoas – NIS final 8
Quarta-feira (29):
1.920.953 pessoas – NIS final 9
Quinta-feira (30):
1.918.047 pessoas – NIS final 0
Saque em espécie
Segundo a Caixa, o saque em espécie será liberado de forma
escalonada para evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo
empregados e clientes ao risco de contágio. Os recursos creditados na poupança
digital podem ser utilizados por meio do aplicativo do banco para pagamentos e
transferências, entre outros serviços. Quem indicou conta bancária anterior ou
vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família, não tem restrição para
saque.
Calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão
nos canais de autoatendimento e lotéricas:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Análise dos dados
A Caixa lembra que a Lei 13.982/2020 estabelece os critérios
de quem tem direito a receber o auxílio emergencial. Todos os requisitos
previstos nessa legislação devem ser observados para ter direito ao recebimento
do benefício.
A Caixa disponibiliza o aplicativo e o site para
cadastramento e acompanhamento das solicitações do auxílio. As informações
coletadas por estes canais são enviadas à Dataprev para avaliação dos
requisitos previstos na lei.
A Dataprev é responsável por verificar e informar à Caixa os
cidadãos elegíveis e o valor do benefício, bem como informar os inelegíveis e o
motivo da não aprovação. Após concluído o processo de análise, que tem sido
feito em lotes de milhões de inscritos, as informações são homologadas pelo
Ministério da Cidadania e encaminhadas ao banco, que, então, realiza o
pagamento aos aprovados.
Vale lembrar que, para aqueles que recebem o Bolsa Família, a
avaliação de elegibilidade é automática. Quem tiver o direito, receberá o
crédito do auxílio no mesmo calendário e forma do benefício regular.
Os cidadãos inscritos no CadÚnico até 20 de março de 2020 que
cumprem os requisitos legais, não fazem parte do Bolsa Família e têm conta
poupança na Caixa ou no Banco do Brasil, recebem o crédito de forma automática.
No caso daqueles sem conta, o crédito é feito na poupança social digital da
Caixa.
Contestação de resultado
O aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial passou a
disponibilizar a possibilidade de nova solicitação ou contestação do resultado
da análise efetuada pela Dataprev.
Para os inscritos no CadÚnico, a consulta do resultado da
análise realizada pela Dataprev pode ser feita desde segunda-feira (20) no
aplicativo. Se o cidadão inscrito no CadÚnico tiver sido reprovado pela
Dataprev, poderá solicitar nova avaliação através do cadastramento no
aplicativo no celular ou site.
Para quem se inscreveu através do aplicativo e site, a a
consulta do resultado da análise será liberada, ainda nesta semana, após o
recebimento pela Caixa dos arquivos a serem enviados pela Dataprev com a
relação de brasileiros não aprovados.
Se o retorno da análise for “dados inconclusivos”, será
permitido ao cidadão realizar nova solicitação. Segundo a Caixa, os motivos da
inconclusão podem ser: marcação como chefe de família sem indicação de nenhum
membro; falta de inserção da informação de sexo; inserção incorreta de dados de
membro da família, tais como CPF e data de nascimento; divergência de
cadastramento entre membros da mesma família; inclusão de alguma pessoa da
família com indicativo de óbito.
Se o resultado for “benefício não aprovado”, o cidadão poderá
contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação.
Poupança digital
O aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentação das
contas Poupança Social Digital, já registrou 21,9 milhões de downloads e foram
abertas mais de 10 milhões de contas.
O banco disponibilizou no endereço passo a passo de
cadastramento no aplicativo Caixa Tem para facilitar a utilização pelos
clientes.
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