Luciano Leitoa determina que reabertura do comércio em Timon terá início na segunda-feira (27)

0


O prefeito Luciano Leitoa assinou decreto nº 169, na quarta-feira (22), com normas de funcionamento, controle, higiene, convívio e de comportamento para o retorno das atividades econômicas e sociais em Timon, com início na próxima segunda-feira, 27 de julho. Continua suspenso o funcionamento de escolas, bares e restaurantes.

Os estabelecimentos comerciais e empresariais deverão respeitar os protocolos de segurança e prevenção e ao combate à Covid-19, estabelecidos pelo Município de Timon, bem como, os protocolos adotados para cada setor, quem descumprir os dispostos em decreto sofrerão penalidades, como notificação; multa de R$ 500 a R$ 5.000 até a cassação do alvará de funcionamento. As penalidades podem ainda ser aplicadas cumulativamente.

A decisão pela reabertura foi baseada em estudos técnicos e aprovada pelo Comitê Gestor de Enfrentamento ao novo coronavírus; de acordo com os estudos o contexto epidemiológico atual demonstra estabilização de novos casos da Covid no município, dessa forma, a cidade de Timon estaria apta a iniciar o protocolo sanitário de distanciamento social em situações específicas, considerando ser o objetivo do Governo Municipal que a crise sanitária seja superada o mais rapidamente possível, havendo restabelecimento, com segurança de todas as atividades.

“Nós fizemos, pela terceira semana consecutiva, a análise da taxa de transmissão do vírus que, segundo a Organização Mundial da Saúde determina, deve ser abaixo de um, para que seja possível sair da fase de isolamento e passar para a de flexibilização. Atualmente esta taxa em Timon está em 0,9. Além disso, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde aponta uma queda na demanda de pacientes. De acordo com os dados, nós saímos de uma média de 600 atendimentos/dia para 350 atendimentos/dia", explica o secretário municipal extraordinário de Parcerias de Investimentos, Victor Hugo Saraiva. 

Afirma também, João Batista, presidente do Comitê Gestor:

“Vamos monitorar os dados da pandemia de forma permanente e, dependendo da situação, podemos suspender a flexibilização, ou acelerar o processo. Outro ponto importante que devemos reforçar é que a colaboração da população é extremamente importante, aqueles que puderem, permaneçam em casa, mas quem precisar sair deve usar máscara, manter o distanciamento e higienizar as mãos com frequência”, pontua, o presidente do Comitê Gestor. 

Confira o decreto completo:



Fonte: Prefeitura de Timon

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!