CORONAVÍRUS: Secretário pede apoio da população para evitar segunda onda de Covid-19 no Piauí

0

Florentino Neto pede à população que continue mantendo o protocolo de cuidados para não haver novo pico de casos do coronavírus

Secretário de Saúde, Florentino Neto 

Usar máscaras, lavar constantemente as mãos e manter o distanciamento social para evitar novos picos de Covid-19 no Piauí. Este é o apelo do secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto para a população piauiense.

Segundo o gestor, a doença causada pelo novo coronavírus tem demonstrado uma trajetória de redução do contágio e de óbitos no Estado, entretanto não se deve afrouxar as medidas de precaução. “Nos últimos dias, temos observado uma elevação do número de casos e, por isso, chamamos a atenção da população para dar continuidade aos cuidados que foram adotados desde o começo da pandemia”, afirmou.

De acordo com Florentino, o Piauí tem flexibilizando as atividades econômicas no Estado, mas isso não significa que as medidas de precaução foram abolidas. “Essas atividades só foram autorizadas a funcionar porque todos estavam obedecendo os protocolos e tínhamos uma redução do contágio. Precisamos continuar seguindo com os cuidados que foram estabelecidos. Esse cuidado é fundamental para que a gente continue vencendo essa batalha. É uma guerra diária, semanal e não podemos parar”, enfatiza o secretário.

Como ainda não há remédio ou vacina para a Covid-19, novos picos de casos podem acontecer se os protocolos de higiene forem descumpridos. “Temos que continuar usando máscaras; lavando constantemente as mãos; usando álcool em gel e mantendo o distanciamento social para que possamos continuar reduzindo o contágio. Seguir o protocolo é fundamental para que nós possamos vencer de uma vez por todas essa guerra. Não devemos e nem podemos retroagir com novo crescimento do número de casos e de óbitos”, diz Florentino. 

O secretário enfatiza ainda que o Piauí está em processo de redução do número de leitos destinados exclusivamente à Covid-19 para que eles sejam usados para o tratamento de outras patologias. Muitas cirurgias marcadas foram adiadas por conta da pandemia e agora elas serão retomadas. “Para que nós possamos continuar aumentando a estrutura hospitalar para o tratamento de outras doenças, temos que continuar reduzindo o número de casos da Covid no estado”, explica. 

O Estado vai manter as parcerias com os municípios fazendo os programas Busca Ativa, barreiras sanitárias e o Monitora Covid. “Para que o controle da Covid-19 aconteça é fundamental o apoio da população mantendo os protocolos de higiene e ficando em casa. Se possível, só sair de casa se for estritamente necessário”, pede Florentino Neto. 

 Fonte: Governo do Piauí 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!