Em Teresina, Joaquim Nelson tem biografia publicada em livro

0

Jornalista e escritor Paulo Chaves

Conhecido em Teresina por emprestar seu nome a uma das mais importantes avenidas da região do Grande Dirceu, Joaquim Nelson de Carvalho passa a contar a partir de agora com sua biografia publicada em livro.

O trabalho, realizado pelo jornalista e escritor Paulo Chaves, contou com a colaboração da única filha viva de Joaquim Nelson, Lídia Carvalho Nogueira, e resulta de apoio cultural do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD, e de recursos do Governo Federal disponibilizados pela Secretaria Estadual de Cultura, Lei Aldir Blanc – Prêmio Maria da Inglaterra.

Joaquim Nelson

Joaquim Nelson de Carvalho foi industrial e empresário, tendo explorado comercialmente, e com destacado êxito, a fabricação de gelo a partir da década de 1920 até por volta de 1980, através da Usina Atlas, que também beneficiou arroz e fabricou embalagens de papel – sacos que acondicionavam de quase tudo, cujo final foi selado pelo surgimento do plástico.

De infância pobre, nascido no Município de Piripiri, Joaquim ficou órfão de pai ainda cedo, antes dos seis anos de idade, tendo de deixar sua cidade para trás e tentar a sorte em Parnaíba, de onde saiu com destino a União, primeiramente, e em seguida para Teresina.

O livro biográfico de Joaquim Nelson de Carvalho será lançado em coquetel e sessão de autógrafos na próxima quarta-feira, dia 7 de julho de 2021, às 19h30, no Iate Clube de Teresina.


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!