terça-feira, 5 de outubro de 2021

SAAD Norte e Certare Engenharia tratam sobre projeto do Parque Ambiental Jacinta Andrade

Desta vez, o espaço deverá ficar localizado no bairro Jacinta Andrade, zona urbana de Teresina  

Foto: Ascom (SAAD Norte) 

A superintendente executiva da SAAD Norte, Luana Barradas, se reuniu com representantes da Certare Engenharia para tratarem sobre o projeto de implantação de um novo parque ambiental na zona Norte de Teresina. Desta vez, o espaço deverá ficar localizado no bairro Jacinta Andrade. 

De acordo com Míriam Oliveira, gestora ambiental da Certare Engenharia, deverão ser construídos três novos parques na capital. São eles: Pigoita (zona Sul), Parque Jacinta Andrade (zona Norte) e Parque Vale do Gavião (zona Sudeste). O projeto executivo, contratado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), recebe financiamento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). 

“A proposta é fazer as unidades de conservação e unir a questão ambiental com a questão urbana. Nossa conversa foi para saber quais as possibilidades, os equipamentos que poderão estar disponíveis para a população, revitalizar esses espaços e aproveitar as áreas verdes já existentes nesses locais”, explicou. 

Ainda segundo ela, esses parques deverão ser um grande complexo não apenas ambiental, mas também, buscando alinhar o ecoturismo, lazer, recreação e atividades esportivas. 

“Estamos fazendo um levantamento preliminar, que é um diagnóstico topográfico e um programa de necessidades. Ainda iremos fazer o diagnóstico ambiental das áreas, fazer um estudo do solo, estudo climatológico, levantamento da parte social e elaboração de mapas para então apresentar à SEMAM. Temos um prazo de 30 dias para apresentar essa proposta inicial daquilo que pode ser exequível dentro desse parque através de um zoneamento. Vamos definir as áreas que podem ser utilizadas e quais os usos definidos para cada área. Dentro das áreas edificadas é que vamos propor espaços de lazer, recreação, ecoturismo e atividades esportivas, além de educação ambiental”, completou Míriam Oliveira. 

Para Luana Barradas, a proposta de um novo parque é de extrema importância, pois vai buscar garantir a preservação de mais áreas verdes na cidade, além de integrar espaços de lazer para a população da região do bairro Jacinta Andrade. 

“O Jacinta Andrade é um enorme bairro que está cercado de outros pequenos bairros e vilas. É muito importante que possamos ter mais um espaço de preservação, garantindo também a instalação desses aparelhos públicos como espaços para as práticas esportivas, com lazer e segurança. Vamos trabalhar em parceria com a Semam e os representantes da Certare Engenharia para viabilizarmos toda a estrutura quer for necessária. É uma determinação da superintendente Ana Paula Santana e do prefeito Dr. Pessoa para que possamos dar uma atenção especial nesse projeto e assim temos feito”, garantiu a superintendente executiva da SAAD Norte, Luana Barradas. 

Além delas, participaram da reunião a assistente social Jéssica Castro, representante da Certare Engenharia, e o gerente de Urbanismo da SAAD Norte, José Hamilton. (SAAD Norte) 

Foto: Ascom (SAAD Norte)


Nenhum comentário:

Postar um comentário