Presidente da APPM reforça importância dos municípios da condução da vacinação contra a COVID-19

0

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, falou sobre algumas dificuldades que enfrenta na gestão da saúde  

Foto: Reprodução/APPM

Durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) Entre Rios, nesta sexta-feira (19), no auditório da APPM, com a presença de prefeitos e secretários municipais de saúde, o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Paulo César Morais, reforçou a importância dos municípios na condução da vacinação contra a COVID-19, tendo em vista que a imunização e a busca ativa da população ficam sob a responsabilidade dos gestores e equipes municipais. 

“Quero parabenizar cada profissional de saúde pelo sucesso da vacinação nos municípios. Pegaram um censo de 2010, com mais de dez anos de defasagem, para ter como base o envio das doses, enquanto as equipes dos municípios sabem exatamente quantas pessoas tem em cada cidade. Querem minimizar a importância dos municípios, mas são eles que fazem o principal: a imunização e a busca ativa das pessoas”, argumenta Paulo César Morais, que reforçou a importância dos repasses relacionados ao cofinanciamento e dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP’s), que não tem sido repassado pelo Governo do Estado desde 2020, o que dificulta a gestão dos municípios na área da saúde. 

Presente durante a solenidade, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, falou sobre algumas dificuldades que enfrenta na gestão da saúde da capital. “Discutir o SUS é difícil, mas ainda é colocar em prática os recursos escassos vindos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, mas principalmente do Governo do Estado, que não faz as tratativas que deveria fazer, olhando olho no olho. Temos que rever a saúde no Piauí, pois muitos municípios estão à deriva, esperando algo chegar. Cuidar do povo não se faz com jeitinho”, afirma.   

“O território Entre Rios está sempre presente nas discussões, buscando soluções de como melhorar o SUS na região. Esse espaço é nosso, dos secretários de saúde e prefeitos, para dialogar, pois precisamos desse momento para reiniciar, nos fortalecer. Agradeço a APPM pelo compromisso em discutir temas importantes”, explica Leopoldina Cipriano, vice-presidente do COSEMES – Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí. 

Entre as pautas discutidas durante a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) Entre Rios Pautas estão: fortalecimento da CIR, saldos remanescentes de contas e indicadores de vacinação. Também estiveram presentes no evento a presidente do COSEMES, Auridene Tapety; presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque; prefeito Robertinho, de Miguel Leão e presidente da AMPAR; além da Dira Santos, coordenadora da CIR. (APPM)

Foto: Reprodução/APPM


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!