Afastado por suspeita de corrupção, governador do Tocantins renuncia ao cargo

0

Carlesse estava afastado do governo do estado desde outubro por decisão do STJ 

Foto: Ezequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador afastado de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), renunciou nesta sexta-feira (11) ao cargo em carta protocolada horas antes da votação que definiria a abertura de processo de impeachment. 


Carlesse alegou no comunicado entregue na Assembleia Legislativa que pretende se dedicar à sua defesa no âmbito judicial contra "as injustas e inverídicas acusações que lhe foram imputadas". O governador em exercício, Wanderlei Barbosa (sem partido), assume o cargo em definitivo. 


Carlesse estava afastado do governo do estado desde outubro por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça). 


Uma das suspeitas contra ele é de que havia desvios de parte do que o estado repassava a hospitais referente ao Plansaúde (plano de saúde dos servidores estaduais). Segundo as investigações, uma porcentagem do dinheiro era devolvida ao governador e aliados, como propina. 


A Procuradoria-Geral da República afirmou, em manifestação enviada ao STJ, que o grupo de Carlesse recebeu R$ 9,5 milhões entre 2018 e 2021 e desse total ao menos R$ 7,8 milhões não tem explicação para a origem. 


O ex-governador também é acusado de ter adquirido materiais de pesca por intermédio de auxiliares, supostamente utilizando dinheiro do Hospital de Urgência de Palmas. 


Em sessão nesta quinta-feira (10), os deputados estaduais haviam aprovado por unanimidade a formação de um Tribunal Misto para julgar o governador afastado. Um segundo turno da votação estava previsto para a tarde desta sexta. 


Duas horas antes do início da sessão, a defesa de Carlesse entregou a carta de renúncia. 


A posse em definitivo de Wanderlei Barbosa (sem partido), foi marcada para as 19h desta sexta na Assembleia Legislativa. (Folhapress) 

 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!