Amigos de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro realizam a 4ª Expedição pelo Rio Parnaíba em quatro dias com sucesso

1

“A expedição da amizade é um evento único, pois quem participa uma vez, torna-se expedicionário para sempre”, disse o médico Félix Neiva 

Por Ademar Sousa, jornalista, radialista e blogueiro 

Navegar pelas águas do Rio Parnaíba é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores passeios ao ar livre e em contato direto com a natureza. Assim, engana-se quem pensa que só no mar é possível desfrutar de um passeio de lancha no Piauí. Nesse ponto, no Rio Parnaíba isso ainda é viável navegar com segurança e responsabilidade. Por isso, ainda existem pessoas ousadas que fazem de suas aventuras uma viagem de turismo, negócio, estudo, pesquisa, aprendizado e de orientação sobre a importância da preservação do meio ambiente junto as populações ribeirinhas. 

Como se sabe, as águas calmas do Rio Parnaíba colaboraram para o sucesso da aventura, principalmente depois do período da estação chuvosa mais intensa. Baseado nessa realidade, um grupo seleto de amigos das cidades de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, entre empresários, médicos, servidores públicos, professores, políticos e investidores do agronegócio, decidiu mais uma vez embarcar na emoção formando a 4ª Expedição pelo Rio Parnaíba, no Sul do Piauí, durante quatro dias, com paradas indispensáveis de descanso, incluindo pernoites em lugares agradáveis ao longo da jornada apreciando cenários de belezas naturais.  

Nesse embalo de viagem, na quinta-feira (26/05) a expedição composta por 44 amigos de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro seguiu de carro até a Fazenda Paracati, do Sr. Luís Formiga, distante 160 km, acima de Ribeiro Gonçalves. Lá, aconteceu a primeira pernoite, regada a farto churrasco, boa música e bebidas a vontade, sem falar no bom bate-papo descontraído. Na sexta-feira (27/05), logo cedo, após o café da manhã, a turma embarcou nas lanchas unidas pelas águas mansas do Rio Parnaíba com destino a Fazenda Caldeirão, cuja dona é a Sra. Maria dos Anjos, que recebeu os navegantes com gentileza na segunda pernoite da expedição com todas as regalias merecidas. De lá, no sábado (28/05), eles seguiram viagem rumo a Fazenda Barra da Limpeza, do Sr. Nonato Cabral, dando-lhes boas-vindas aos visitantes que fizeram aquela animação. E no domingo (29/05), os navegantes e aventureiros no ‘bom sentido’ finalmente chegaram à Fazenda SMM, do Sr. Salviano Antunes, por volta das 14h, no município de Ribeiro Gonçalves, sendo recepcionados pelas suas respectivas esposas e namoradas. Aí, foi só alegria e bom retorno com sucesso total em clima de confraternização e, mais do que isto, o tradicional churrasco com música ao vivo e cervejas geladas, dentre outras bebidas a gosto. Além disso, a satisfação de todos por mais uma missão cumprida nas águas do Velho Monge ficou na boa lembrança inesquecível.  

Os organizadores da 4ª Expedição pelo Rio Parnaíba são de Ribeiro Gonçalves pelo quarto ano. Trata-se de um programa contemplativo e enriquecedor com uma viagem por ano.  

Na foto acima: Dr. Félix Neiva de camisa branca de gola vermelha

Para o médico e participante efetivo da expedição, Félix Neiva, além de dar experiência náutica, o projeto visa também mostrar a importância de utilizar o turismo e a preservação do Meio Ambiente, notadamente no Rio Parnaíba como fonte de riquezas naturais com paisagens belíssimas ao longo do percurso. “A expedição da amizade é um evento único, pois quem participa uma vez, torna-se expedicionário para sempre”, disse o médico Félix Neiva.  

Segundo ele, após a expedição de 2019, antes da pandemia de Covid-19, foi elaborado um documento contendo informações importantes sobre a situação de navegabilidade do Rio Parnaíba, apontando cada um dos pontos visitados. O documento foi encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. Porém, sem resposta até o momento.  

URUÇUÍ

O secretário Municipal de Desenvolvimento Estratégico da Prefeitura de Uruçuí, no Sul do Piauí, Romildo Melo, considera a iniciativa muito válida e parabenizou os organizadores dessa expedição que vem ganhando mais participantes devido a união desse grupo de amigos sinceros. Ele disse que navegar é sempre preciso. Afinal, quem faz o percurso tem muitas histórias para contar sobre lugares e personagens envolvendo as populações ribeirinhas. "Acho importante um evento dessa natureza com caráter de conscientização sobre a preservação do Rio Parnaíba, além da confraternização que é um momento de reencontro entre amigos simpatizantes do esporte da pesca e de navegar por regiões bonitas em trechos encantadores. Nesse sentido, a expedição serve também para avisar aos ribeirinhos da necessidade da preservação ambiental conservando as matas ciliares”, afirma Romildo Melo, que já confirmou sua participação no próximo evento de 2023.  

“Acredito que essa expedição se fortalecerá nos próximos anos, podendo ser incluída no calendário oficial das prefeituras de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro como atração turística da Região Sul do Piauí. Hoje, a expedição é independente feita por amigos com recursos próprios entre os amantes da pesca e do turismo ambiental”, ressaltou Romildo Melo, que faz parte da confraria de amigos.  

NOVOS ADMIRADORES 

A cada ano, cresce o número de participantes da expedição que começou como uma brincadeira de pura diversão entre adeptos do esporte da pesca e ambientalistas. Mas, a partir do segundo ano, ganhou notoriedade com o nível de responsabilidade de seus integrantes respeitando os limites da viagem, obedecendo as normas legais e todos os critérios de segurança, além das garantias de preservação do meio ambiente natural. Inclusive, durante o percurso os motores das lanchas são ligados poucas vezes. E um fato curioso a expedição é só de homens corajosos que gostam de novos desafios.  Confira os nomes dos participantes da 4ª Expedição pelo Rio Parnaíba realizada de quinta-feira (26/05) a domingo (29/05) de maio de 2022. São eles: Pablo, Felipe Fabian, Afrânio Filho, Luiz Formiga, Andrey Formiga, George André, Otto Floss, Gugu, José Andrease, Ozires Castro, Agnolio Boson, Roberto, Waldir Lira, Reinaldo, Félix Neiva, Leonardo Antunes, Thiago Antunes, Osmundo Luiz, Salviano Antunes, Alex Formiga, André Ake Boson, Saimon, Sousa Filho, George Vasconcelos, Agamenon Franco, Ronny Antunes, Francisco Gomes, Jolberto Gonçalves, Alberto Júnior, José Pinto, Léo Júnior, Alex Dias, Samuel Pinheiro, Adelmar Pinheiro, Juan Medeiros, Marcos Vinicius Pinheiro, Nilton César Santos, Arnildo, Nina Uruçuí, Alisson Barbalho,  Célio Benício e Ismael Martins.  



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Tenho o prazer de ser um expedicionário desde a primeira edição em 2017 ... Matéria muito rica ... Parabéns!

    ResponderExcluir
Postar um comentário

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!