TIMON: Moradores querem a desapropriação do terreno onde fica o Campo do Mini Box, por trás do BB

0

O impasse foi gerado depois que o herdeiro do terreno Paulo Guimarães mandou isolar com muro o campo de futebol que existe há quase 50 anos

Campo de futebol Mini Box, por trás do Banco do Brasil

Moradores de Timon, notadamente dos bairros Parque Piauí, São Francisco e Parque União, estão reivindicando através de abaixo-assinado a continuação de uso do campo de futebol Mini Box, localizado na Avenida São Luís - bairro Parque Piauí (por trás da agência do Banco do Brasil - BB), o qual já vem sendo utilizado há mais de quatro décadas pela população local para realização de atividades esportivas em geral e até mesmo eventos culturais, dentre outros. Na época, o terreno foi cedido para as comunidades pelo ex-deputado estadual e ex-prefeito de Timon, Napoleão Guimarães (In Memoriam), que alegava ser o proprietário da área. 

Pelo jeito, a prática de atividades esportivas estão com os dias contados para serem suspensas, pois o suposto herdeiro do terreno empresário Paulo Guimarães mandou isolar toda a área com muro. Pelo menos é o que afirmam os moradores da vizinhança. Diante dessa atitude, surgiu um movimento no sentido de evitar essa ação considerada ruim deixando de beneficiar crianças e adolescentes carentes. 

O morador do bairro Parque Piauí e líder do movimento que visa garantir o direito de posse com a desapropriação do local, sindicalista e contabilista Valdeilson da Costa e Silva, o Dedé do Povo, formou uma comissão incluindo desportistas, bem como representantes das comunidades Parque Piauí, São Francisco e Parque União, entre eles, Gilmar Moreira, Alisson Santiago, Francisco de Assis, o Tina e Geovane. Essa comissão procurou na última sexta-feira (24/02), o titular da 4ª Promotoria de Justiça Especializada, do Ministério Público do Estado do Maranhão - MPMA, promotor Antônio Borges Nunes Júnior, quando solicitou apoio na intermediação visando acordo para que o dono do terreno desista de encerrar as atividades esportivas e recreativas. Caso isso se concretize, mais de 50 crianças e adolescentes deixarão de receber aulas de futebol ministradas pelo Professor Iran de forma gratuita. 

Promotor Antônio Borges e membros da comissão

Dedé do Povo informou ao blogdoademarsousa.com.br que a comissão pediu também que o MPMA acione a Câmara Municipal e a Prefeitura de Timon buscando uma solução imediata de desapropriação da área sem conflito, podendo assim garantir o uso definitivo. Para ele, o campo de futebol Mini Box é o único que existe em terreno descoberto naquela região. "Estamos lutando pela manutenção e preservação desse espaço digno que já serviu a tantas gerações desde o começo da década de 1980. Por tanto, há quase 50 anos sem interrupção de suas atividades incentivando a prática esportiva. Assim, acredito na sensibilidade do empresário Paulo Guimarães que poderá desistir de expulsar as crianças e adolescentes deixando de acabar com o nosso campinho histórico", disse o líder comunitário Dedé do Povo.

Ele lembrou que o saudoso Napoleão Guimarães dizia enquanto era vivo que não tinha interesse em interromper o campo do Mini Box como ficou conhecido pela população. "O Seu Napoleão Guimarães era um homem sensivel e sempre aparecia no campo incentivando os meninos da bola, achando útil na formação do caráter daqueles jovens que muitos deles atualmente são formados em diversas categorias profissionais e não migraram para o mundo das drogas", enfatizou Dedé do Povo. 

Documento de abaixo-assinado

Nesta quinta-feira (02/03) a comissão protocolou o documento de abaixo-assinado na sede do Ministério Público do Estado do Maranhão - MPMA. E sexta-feira (03/03) será entregue nos protocolos da Câmara Municipal e Prefeitura de Timon. O representante da comissão, Dedé do Povo, disse ainda que está confiante na resolução do impasse com a intermediação dos Poderes Executivo e Legislativo sob a orientação do MPMA. 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!