Prefeitura de Timon reúne forças de segurança para implementações de medidas contra violência nas escolas

0
Fotos: Reprodução (CGCom/PMT)

Visando a implementação de medidas de prevenção e de enfrentamento a violência nas escolas, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Educação, reuniu, nesta terça (11), representantes das Polícias Militar e Civil do Maranhão, Guarda Municipal, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, e das Secretarias Municipais de Segurança Pública e de Governo. Na oportunidade, foram apresentadas sugestões de estratégias que fortalecerão a segurança dentro e fora das instituições através de um trabalho intersetorial.

“A Prefeita determinou que nós reuníssemos os mais diversos órgãos de segurança do município, para que a gente pudesse intensificar as ações de segurança que o município já desenvolve na Rede de Ensino, bem como a rede de proteção ao educando.”, disse Saney Sampaio, Secretário de Governo de Timon.

Segundo o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues, a SEMED já realiza trabalho de prevenção à violência dentro dos Centros de Ensino, e que o trabalho, a partir de agora, é fortalecer essas ações.

“Desde o surgimento dessas ameaças nas redes sociais, a gente ficou com a preocupação de apurar o que é fato e o que é fake. Nós já temos o Ronda Escolar, que faz a patrulha habitualmente nas escolas, temos também o videomonitoramento implantado em todas as unidades de ensino, e já realizamos um trabalho preventivo, através de intervenções realizadas por uma equipe de Psicólogos, Psicopedagogos e Assistentes Sociais. Mesmo assim, nós vimos a necessidade de envolver todas as forças de segurança do município e do estado para que seja organizado algo mais amplo.”, explica o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.

De acordo com o Ten. Cel. Souza, Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, a corporação teve seu efetivo reforçado e conta com equipes prontas para realizar diligências em casos de denúncias de situações suspeitas. A Guarda Civil Municipal também teve seu efetivo reforçado e vai realizar patrulhamento nas escolas.

“Agora, especificamente, nós iniciamos a Operação Escola Segura, ampliando o trabalho que já acontece com a Ronda Escolar, mas com o apoio das viaturas da Rádio Patrulha, Esquadrão Águia, Patrulha Maria da Penha, para que a gente tenha uma maior presença dentro das escolas.”, ressalta o Comandante.

Também presente na reunião, o Delegado Regional da Polícia Civil do Maranhão, Humaitan Oliveira, explanou sobre o avanço das investigações e deu orientações sobre como as denúncias devem ser feitas.

“Nós pedimos para que, nas denúncias, sejam apresentados os links das publicações de ameaças, assim, facilita a identificação. Nós estamos priorizando as investigações desse tipo de situação, inclusive já foram iniciadas as apurações a partir dos boletins de ocorrência.”, completou. Fonte: CGCom/PMT


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!