Centro Cirúrgico do HPA inicia nova programação; meta é fazer 100 cirurgias por mês

0
Fotos: CGCom/Sems/PMT

O Hospital Municipal Dr. José Firmino de Sousa, mais conhecido como Hospital do Parque Alvorada (HPA), iniciou, nesta quinta-feira (4), a nova programação de cirurgias. A Prefeitura de Timon fez adesão ao Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias, do Ministério da Saúde, e a meta é realizar 100 procedimentos cirúrgicos por mês.

Somente hoje serão realizados dois mutirões de cirurgias no HPA. A dona de casa Eliane da Silva foi uma das primeiras pacientes a realizar procedimento cirúrgico nesta quinta. Ela conta que, desde criança, tinha uma hérnia umbilical e somente agora, após sentir dores, procurou ajuda médica.

“Comecei a fazer atividade física e senti dores no umbigo. Procurei uma Unidade Básica de Saúde e, de lá, me encaminharam para um cirurgião, que logo viu que eu precisava fazer a cirurgia. Aí foi marcada aqui para o HPA. Da primeira consulta até a cirurgia foi coisa rápida. Um mês, praticamente”, conta Eliane. 


Elssamaria Bezerra Silva também fez cirurgia nesta quinta-feira. A paciente realizou a retirada de um cisto no braço, que atrapalhava as suas atividades do dia a dia, além de causar dores.

“Eu sentia dor quando ia varrer a casa, lavar roupa. Doía muito, incomodava. O processo da primeira consulta até a cirurgia foi rápido. Eu falei com o clínico geral na UBS, que me deu o encaminhamento para falar com o cirurgião, fiz os exames e logo marcaram a cirurgia. Eu acho muito bom essas cirurgias. Foi ótimo, pois foi rápido”, detalha. 


As cirurgias realizadas na manhã de hoje foram feitas pelo cirurgião Paulo André Luz. O médico destaca que os procedimentos cirúrgicos realizados de forma célere melhoram a qualidade de vida dos pacientes.

“O paciente, quando adentra o Hospital do Parque Alvorada, é bem acolhido, bem conduzido e o tempo de espera do paciente, desde a admissão até o procedimento cirúrgico, tem se encurtado bastante, melhorando, e muito, a qualidade de vida do paciente”, ressalta.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, acompanhou o início da nova programação de procedimentos cirúrgicos e adianta que, a partir de agora, o HPA terá três dias semanais de realização de cirurgias. 

“Vamos realizar 100 cirurgias por mês. Aqui, podemos ver que as pacientes passaram por toda a rede municipal de Saúde e que o atendimento até a realização da cirurgia se deu de forma rápida. A meta do governo Dinair Veloso é avançar cada vez mais e diminuir o máximo possível a demanda por procedimentos cirúrgicos no município”, enfatiza Márcio Sá. (CGCom/Sems/PMT)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!