Surto de Influenza B em São Luís: Vigilância Epidemiológica de Timon faz alerta sobre importância da vacinação

0
Foto: Reprodução (CGCom/Sems/PMT)

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Timon faz alerta sobre o surto de Influenza B detectado recentemente em hospital da capital São Luís. Os casos foram identificados em crianças.

A coordenadora de Epidemiologia, Clayre Anne Vasconcelos, ressalta a importância da vacinação contra a gripe (influenza), principalmente entre o público prioritário da campanha da imunização.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e a influenza tipo B).

“Pedimos que a população procure as Unidades Básicas de Saúde para se vacinar contra a gripe. A vacina está disponível para a população em geral, a partir dos seis meses de idade. Ressalto aqui a importância da vacinação para os públicos prioritários iniciais que são crianças, idosos, professores, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde”, destaca Clayre Anne. 

A influenza B causa inflamação nas vias respiratórias superiores, febre, tosse e dor de cabeça. Assim como em outros tipos de gripe, pode apresentar complicações, como pneumonia.

“A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A Prefeitura de Timon tem reforçado as estratégias para ampliar a cobertura vacinal, mas a procura ainda está abaixo do esperado. Vamos ter consciência , ir até um posto de vacina e atualizar a caderneta vacinal”, enfatiza Márcio Sá, secretário municipal de Saúde.

A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é realizada de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e de 13h30 até 16h. Para se vacinar, é preciso levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF e documento de identificação. (CGCom/Sems/PMT)


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!