TIMON: Vacinação contra gripe e reforço bivalente covid estão disponíveis nas UBSs

0
Foto: Reprodução (CGCom/Sems/PMT)

A partir desta semana, a vacinação contra a influenza (gripe) e o reforço bivalente contra a covid-19 serão disponibilizadas, exclusivamente, nas Unidades Básicas de Saúde. Devido à baixa demanda, a logística dos pontos de aplicação foi alterada e o drive-thru no Cocais Shopping não estará mais disponível.

A vacina contra a gripe está liberada para a população em geral com idade a partir de seis meses. Já o reforço bivalente está liberado para pessoas com 18 anos ou mais, adolescentes com comorbidades (a partir de 12 anos), imunocomprometidos, pessoas com deficiência permanente (com 12 anos ou mais), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é realizada de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e de 13h30 as 16h.

A coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Clayre Anne Vasconcelos, explica que os dois imunizantes podem ser tomadas no mesmo dia.

Para receber o reforço bivalente, é preciso que a pessoa tenha concluído ao menos o esquema primário da imunização contra a covid, que inclui a vacinação com duas primeiras doses.

“O intervalo entre a última dose tomada com o reforço bivalente deve ser de 4 meses. É preciso levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF e documento de identificação”, explica.

O imunizante bivalente garante proteção contra a cepa original do coronavírus e suas variantes, como é o caso da ômicron. A vacina contra a Influenza é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).

“A melhor forma de evitar que as doenças se agravem é tomando vacina. Volto a pedir que a população compareça aos postos de vacinação e atualizem a caderneta vacinal”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

Doses covid

Quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina contra a covid pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Benedito, Joia, Parque Alvorada (ao lado da Emef João Fonseca Maranhão) e Parque Piauí (Rua 90), de 8h as 13h30, às segundas e terças, para receber o imunizante.

Atualmente há vacina contra covid  disponível para o público em geral a partir de 12 anos. A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde informa que os estoques da vacina contra covid Pfizer pediátrica ,para crianças de 6 meses a 11 anos, esgotaram. O município aguarda o envio de doses por parte do Governo do Estado para retomar a vacinação para este público. (CGCom/Sems/PMT)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!