Inmetro e UESPI acertam parceria para transferência de tecnologia e curso de pós-graduação

0

O encontro aconteceu, em Brasília, na última quinta-feira, dia 29 de junho


Pós-graduação Stricto Sensu, cursos de qualificação, inovação e transferência de tecnologia. Esses são alguns resultados do encontro entre representantes do Inmetro e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Brasília. O diálogo aconteceu entre o Reitor da UESPI, prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa, o Presidente do Inmetro, Márcio André Brito, o diretor de Planejamento do Inmetro, o piauiense Maycon Danylo, atendendo ao convite do deputado federal Júlio César e do deputado estadual Georgiano Neto.

De acordo com o Reitor, a parceria também prevê a realização de ações específicas de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento regional com atividades laboratoriais por meio de acreditação, conforme a orientação do Inmetro para a região.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal e está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e tem, entre os seus objetivos,  fortalecer as empresas nacionais por meio do aumento da produtividade, além de adoção de medidas que visam a melhoria na  qualidade e da segurança de produtos e serviços.

Para o Presidente do Inmetro, Marcio André, a parceria, além de promover o desenvolvimento regional, oportuniza uma reparação histórica com a região, pois permite a transferência de tecnologia, apoio a inovação e o fortalecimento da pós-graduação com a descentralização de atividades técnicas regulamentadas em conformidade com selo do Inmetro.

O diretor de Planejamento, Maycon Danylo, destacou que essa parceria com a Uespi que vai trazer novas perspectivas para o Piauí, com vista ao desenvolvimento de tecnologia e até da execução de atividades de acreditação importantes para garantir a qualidade e o atestado de produtos regionais que possam ser certificados com o apoio dos laboratórios da Universidade Estadual por meio da transferência de tecnologia.

O Reitor Evandro Alberto ressaltou a importância das parcerias para a Uespi e toda a sua comunidade, mas enfatizou que parcerias assim trazem resultados para todo o Estado. É a população do Piauí que ganha e pode aproveitar os resultados. “É uma excelente iniciativa do INMETRO firmar convênio ou acordo de cooperação para permitir a transferência de tecnologia entre o órgão e a nossa UESPI, que irão contribuir para o ensino, pesquisa e extensão. E não somente no ensino da graduação, como também na pós-graduação. É uma excelente oportunidade com o objetivo de desenvolver e integrar a região com as ações do Inmetro, fortalecendo a pesquisa e a inovação”, finalizou o reitor. (Fonte: Ascom/Uespi)


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!