Conselheiros municipais de Saúde participam de formação com especialistas e adquirem mais conhecimento

0
Fotos: CGCom/Sems/PMT

Desta terça-feira (29), até o dia 13 de setembro, os conselheiros municipais de Saúde de Timon participam de curso de formação. O objetivo principal da capacitação, que tem carga horária de 30 horas, é dar mais conhecimento aos membros do conselho para que eles possam atuar na formulação de estratégias, no controle da execução das políticas de saúde e na promoção e controle social.

O curso é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. Entre as finalidades da capacitação estão a compreensão da trajetória politica, institucional e legal do Sistema Único de Saúde (SUS); provocar reflexão sobre o conceito de representatividade no SUS e o papel do conselheiro de Saúde; apresentação dos instrumentos de gestão pública e a sua utilidade no controle social, conhecimento das diferentes formas de financiamento e o sistema de acompanhamento de conselhos de saúde, dentre outros.


A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geovana Assunção, destaca que a capacitação é de suma importância para a melhor atuação dos conselheiros.

“Estamos estudando, sendo capacitados, para que nossa atuação seja feita da forma mais assertiva possível. Os membros do conselho estão empenhados em desenvolver um trabalho que resulte na melhoria das políticas de saúde do município. Muito importante essa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em reunir um time de especialistas e ofertar essa capacitação para os conselheiros”, destaca a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Timon.



O curso é dividido em cinco módulos. Veja a programação:

29 e 30/08/23 Módulo 1 – Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e legislação- Dra. Sheylla Maranhão – COSEMS-PI

05/09/23 Módulo 2 – Gestão do SUS – Dra. Acilinara Moura

06/09/23 Módulo 3 – Controle Social no SUS - Rita Porto

12/09/23 Módulo 4 – Proposta Orçamentária- Prof. Francisco Canindé – SEMPLAN

13/09/23 Módulo 5 – Funcionamento dos processos de trabalho e serviços na SEMS – Prof. Dr. Manoel Eulálio (UESPI) e Leonardo Davis – SEMS 

Fonte: CGCom/Sems/PMT 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!