Piauí é nota “A” no Ranking da Qualidade da Informação Fiscal e Contábil do Tesouro Nacional

0

O Estado também foi o primeiro colocado em evolução no ranking geral e é o 2º lugar do NE

Secretário Emílio Júnior Foto: Ascom/Sefaz-PI

O Estado do Piauí obteve nota “A” e foi o primeiro colocado do país em evolução no Ranking da Qualidade da Informação Fiscal e Contábil, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). “Essa nota aponta que o Estado investe, cada vez mais, na eficiência da gestão fiscal e trabalha com transparência e credibilidade quanto à aplicação dos recursos públicos. Essa avaliação é essencial para que o Governo tome decisões importantes em relação às políticas públicas, e quem ganha com isso são os piauienses”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, parabenizando toda a equipe da Sefaz, em especial, do Tesouro Estadual.

Segundo o ranking que avalia as informações contábeis e fiscais relativas ao ano de 2022, além do Piauí, 11 estados e 317 municípios alcançaram nota “A” na qualidade das informações prestadas no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). E o Piauí ainda evoluiu 7,22 percentuais, em comparação com o resultado anterior, ocupando o 1º lugar em maior evolução, ultrapassando Rondônia (2º lugar) e Minas Gerais (3º lugar). Nesse ano, o Estado ficou em 8º lugar no ranking geral, passando da 20ª posição para a 8ª, ocupando ainda o segundo lugar no Nordeste.

O superintendente do Tesouro Estadual, James Lane Ramos de Sousa, agradece o empenho de toda a equipe, em especial aos servidores da Diretoria da Unidade de Controle Contábil (UNICON), pela gestão e consolidação contábil e fiscal, além da confecção e publicação das demonstrações e relatórios. “A exatidão e qualidade, com credibilidade, qualificam as publicações contábeis e fiscais do Estado, possibilitando um melhor controle social e atraindo mais investimentos para o Piauí”, ressalta James Ramos de Sousa.

Premiação

Como o Piauí é o estado que mais evoluiu em relação ao ano anterior, será premiado em evento a ser realizado na Secretaria do Tesouro Nacional, previsto para acontecer no mês de setembro. “Essa conquista evidencia a preocupação do então secretário e hoje governador, Rafael Fonteles, com a qualidade das informações prestadas aos diversos atores. Essa nota demonstra um trabalho sério não apenas da SEFAZ, como órgão central de contabilidade, mas de todos os órgãos e Poderes que utilizam o Sistema Integrado de Administração Financeira Estadual (SIAFE-PI). Estar entre os 8 estados mais bem colocados no Ranking, estando à frente inclusive de estados mais desenvolvidos que o Piauí, como São Paulo, só nos enche de orgulho e nos motiva a entregar ainda mais para a sociedade piauiense”, afirma o Diretor da UNICON, Bruno Cardoso Rocha Saraiva Teixeira.

Sobre o Ranking

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Ranking Siconfi – é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional, cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos que o Tesouro Nacional recebe, por meio desse sistema, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

Esta é a 4ª Edição desse ranking divulgado pelo Tesouro Nacional, com o objetivo de reconhecer e incentivar melhorias nas prestações de contas enviadas por estados e municípios.  Segundo informações do Tesouro Nacional, a premiação tem auxiliado cidades e estados a melhorar a qualidade das informações que enviam para o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, o que resultou em dados mais precisos e consistentes ao longo do tempo.

Em 2023, a novidade é que esse Ranking deu origem ao Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, que será entregue ao Piauí, por conta do destaque de maior evolução, em cerimônia que será realizada em breve. Por Luciana Azevedo/Ascom/Sefaz-PI

Confira a publicação da Secretaria do Tesouro Nacional



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!