Rafael Fonteles viaja aos EUA para firmar parcerias em educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo

0

Nos EUA, Rafael Fonteles realiza visitas técnicas e temáticas atinentes a soluções tecnológicas e ecossistemas de inovação

                         Vice-governador Themístocles e o governador Rafael 

O governador Rafael Fonteles transmitiu, nesta quinta-feira (10), o cargo ao vice-governador Themístocles Filho, para viajar aos Estados Unidos em missão oficial, com o objetivo de firmar acordos de cooperação nas áreas de educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo. No país, ele também realiza visitas técnicas e temáticas atinentes a soluções tecnológicas e ecossistemas de inovação, a fim de adquirir conhecimentos que possam ser aplicados no Piauí. O roteiro dura até o dia 22 de agosto e inclui encontros nas cidades de Boston, São Francisco e Washington.

O primeiro destino do governador e comitiva será em Framingham, cidade no estado de Massachusetts, onde está concentrada a maior parte da comunidade brasileira. Na cidade, haverá assinatura de memorando de entendimento (MOU) entre a Framingham State UIniversity (FSU) e o Governo do Piauí acerca de programas de empreendedorismo e educacionais. A FSU é uma universidade que possui programas de eficiência energética e um centro de inovação chamado FSU Entrepreneur Innovation Center.

O governador também terá compromissos na capital de Massachusetts, Boston, como a participação na abertura do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância; e visita à escola de ensino técnico-profissional Worcester Technical High School (WTHS), que conta com 22 cursos, onde os alunos podem escolher quatro áreas diferentes. 

Em Boston, haverá assinaturas de acordos de cooperação entre o secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, e o secretário de Educação de Massachusetts, Patrick Tutwiler, para programas educacionais de ensino técnico de nível médio, além da inauguração de um escritório da Investe Piauí na cidade americana.

O governador Rafael Fonteles também visita o Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship, um dos maiores centros de pesquisa e ensino da MIT Sloan School of Management. Durante a visita, será apresentada uma visão geral da parceria entre o Martin Trust Center e o Governo do Piauí sobre o programa educacional Startup Piauí EDU, baseado na metodologia do empreendedorismo disciplinado para criar os melhores empreendedores que resolvem desafios sociais cruciais, bem como construir centros de empreendedorismo prósperos no estado do Piauí. O Governo do Estado estuda replicar essa metodologia na Secretaria Estadual de Educação.

Rafael ainda cumpre agenda na cidade de São Francisco, na Califórnia, onde visita o Plug and Play Tech, um dos maiores hubs do Vale do Silício. Pelo local, já passaram Google, Paypal e muitas outras empresas usadas no dia a dia da população mundial. O governador também visitará o Circuit Launch, espaço direcionado para projetos que envolvem educação técnica, robótica, IOT (internet das coisas), healtech e inteligência artificial.

A equipe do Governo do Piauí também estará na Universidade de Stanford, onde conhecerá um pouco sobre o centro de ensino. Os temas abordados serão a importância da universidade no hub de inovação do Vale do Silício, como a universidade tem colaborado com o desenvolvimento das startups e o processo de inovação no Vale do Silício

De volta à capital americana, Washington, Rafael e comitiva estarão na segunda sede (HQ2) da Amazon, onde será assinado um acordo de cooperação relacionado ao desenvolvimento do estado do Piauí no que tange ao uso de tecnologia em nuvem, na busca de agilidade, inovação, alta disponibilidade, economicidade e segurança, além da capacitação tecnológica de atores governamentais e da sociedade.

Após uma extensa agenda nos Estados Unidos, o governador Rafael Fonteles e comitiva retornam ao Brasil no dia 22 de agosto. Por Robert Pedrosa/CCom

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!