Caminhão da Mamografia inicia atendimentos em Alto Longá nesta terça-feira (21)

0

A unidade móvel de saúde ficará estacionada em frente ao Hospital José Vieira Gomes, onde fará diariamente exames em mulheres de 40 a 69 anos

Foto: Reprodução (Divulgação/Sesapi)

O Caminhão da Mamografia, uma iniciativa do Governo do Estado executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para levar exames especializados às mulheres de todo o estado, inicia os atendimentos em  Alto Longá, nesta terça-feira (21).

A unidade móvel de saúde ficará estacionada em frente ao Hospital José Vieira Gomes, onde fará diariamente exames em mulheres de 40 a 69 anos. Neste caso, o veículo adaptado tem capacidade de realizar até 80 exames por dia e permanecerá durante 8 dias. Assim, ficará até o dia 30 de novembro próximo no local.

"Ao longo da permanência do Caminhão da Mamografia, em Alto Longá, serão realizados exames diariamente em dois turnos, sendo 40 na parte da manhã e 40 na parte da tarde. E os resultados dos exames com laudos serão divulgados em dias 15 dias", disse a coordenadora Hospitalar de Odontologia da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), Yasmin Vieira, uma das articuladoras das ações do Caminhão da Mamografia, da SESAPI, em Alto Longá, dada a sua base familiar no município. 

Segundo ela, para que as mulheres tenham acesso ao serviço do Caminhão da Mamografia, elas devem procurar a atenção básica do  município, a fim de conseguir agendar o atendimento e serem encaminhadas para a realização do exame.

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada a cada dois anos por mulheres de 50 a 69 anos, aquelas que apresentam algum fator de risco, devem procurar um especialista e realizar os exames anualmente a partir dos 35 anos. 

“Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura, menos repercussão física e psicológica na vida da mulher”, alerta a coordenadora da Saúde da Mulher, da Sesapi, Auzenir Moura Fé.


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!