Fotos: Reprodução (CGCom/Sems/PMT) |
Mais um motivo de orgulho para os timonenses. Na sexta-feira (17), o município de Timon foi primeiro lugar no II Seminário Estadual de Avaliação da Planificação, evento que aconteceu em São Luís – MA, e foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) visando expor boas práticas relacionadas à Atenção Primária à Saúde.
Na oportunidade, os profissionais da Atenção Primária à Saúde e do Centro de Atenção Especializada Materno Infantil – CAEMI puderam apresentar um trabalho pioneiro que tem feito a diferença na vida da população. O estudo abordou o fluxo de atendimento em neuropediatria por meio de uma pesquisa que mapeou os pontos de melhoria na Rede Municipal de Saúde, traçou uma estratégia de mudança e colocou em prática um novo modelo de atendimento.
“A gente observou que todas as crianças estavam sendo encaminhadas diretamente para o neuropediatra sem Estratificação de risco e isso estava gerando uma longa fila de espera. Com esse novo fluxo, toda criança passa pela Atenção Primária que compartilha com o CAEMI e posteriormente, as crianças que forem alto risco são encaminhadas para a neuropediatra. Com essa organização a gente já vê resultado, já vê diminuição de fila e já vê que as mães estão conseguindo chegar nos pontos da rede de forma correta e em tempo hábil.”, explicou Francisca Rodrigues, Coordenadora Assistencial do CAEMI.
O trabalho foi escolhido, por meio de votação, como a experiência mais exitosa do Maranhão, possibilitando que Timon represente o estado no Seminário Final da Beneficência Portuguesa, a ser realizado em Brasília, Distrito Federal.
Além do projeto sobre Fluxo de Atendimento em Neuropediatria, o município de Timon também foi destaque com sete trabalhos desenvolvidos pela Atenção Primária em Saúde expostos durante o evento.
“Esse reconhecimento ressalta a importância da Planificação na região, fornecendo uma estrutura sólida para aprimorar a saúde pública. Os avanços resultantes dessa abordagem têm beneficiado significativamente o município, garantindo uma melhor atenção à saúde da criança com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e estabelecendo diretrizes claras para o cuidado nessa área crucial da saúde infantil.”, disse Maria José Torres, Coordenadora de Atenção Primária em Timon. (CGCom/Sems/PMT)
0 Comentários