O estudante João Pedro Melo, de 16 anos de idade, aluno da Escola Militar Tiradentes V (CMT), foi o maior destaque do Maranhão no processo seletivo para o Parlamento Jovem Brasileiro 2023, e foi o escolhido para representar o estado na Câmara dos Deputados em Brasília – DF.
A conquista foi alcançada após o aluno desenvolver um trabalho com a temática “A educação que queremos”, abordando a inclusão educacional de neurodivergentes, característica que, segundo o próprio estudante, abrange condições que fazem com que o indivíduo apresente variações cognitivas e um desenvolvimento neurológico específico, ou seja, o cérebro trabalha de uma maneira diferente do considerado padrão. Nesse grupo, se enquadra pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dislexia, entre outros.
A produção foi votada e escolhida como a melhor do Maranhão, rendendo a João Pedro a participação na jornada parlamentar, que vai ser entre os dias 5 e 7 de dezembro, oportunidade em que o aluno vai vivenciar uma experiência de aprendizagem e reflexões sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo.
“Desde pequeno fui ensinado que a educação é o único caminho para mudar o mundo e para o acesso a uma vida digna.
Ser selecionado no Parlamento Jovem representa consolidação de tudo isso. Foi e continua sendo motivo de grande honra, felicidade e comoção. Representa o primeiro passo de um legado, de uma nova história, não apenas para mim, mas principalmente para todos aqueles contemplados com meu tema neurodivergentes.”, comemorou João Pedro.
Ainda de acordo com o estudante, a família, os professores orientadores e toda a comunidade escolar tiveram um papel primordial na conquista da honraria.
“Ter a oportunidade de levar essa pauta para Brasília e contribuir para a notoriedade do assunto é uma grande conquista e espero fielmente ter a chance de promover a diferença na vida desses jovens.”, finalizou o estudante. (CGCom/PMT)
0 Comentários