Outubro Rosa: CAISM realizou 900 mamografias e unidades de saúde reforçaram importância da prevenção

0

Fotos: Reprodução (CGCom/Sems/PMT)


Palestras, rodas de conversa, blitzen educativas sobre a prevenção ao câncer de mama fizeram parte da programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Timon,por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, exames necessários para o rastreamento da doença, também foram intensificados.

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) mais que dobrou o número de mamografias no mês de outubro e realizou 900 exames em mulheres com idade a partir de 40 anos.

“Atuamos em diversas frentes neste Outubro Rosa. Fizemos uma campanha itinerante, indo até as pessoas nas ruas, em mercados. Também realizamos rodas de conversa com especialistas aqui no CAISM e o mais importante: intensificamos os exames de mamografia. Fizemos 900 exames”, conta Marcela Paiva, diretora do CAISM.

Além do CAISM, todas as unidades de saúde da rede municipal realizaram ações do Outubro Rosa. As Unidades Básicas de Saúde das zonas Urbana e Rural promoveram orientações sobre autoexame das mamas, agendamento de consultas com mastologistas e mamografia, citologias, rodas de conversa entre especialistas e usuários, dentre outros.

“Além das ações nas UBSs, também levamos o Outubro Rosa para as empresas, como na fábrica Justa Fama, que há um grande de número de mulheres. Fizemos uma grande mobilização nas Unidades Básica de Saúde, onde todos os profissionais se envolveram para levar mais conscientização aos usuários”, ressalta Maria José Araújo, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Timon.

Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destaca que, apesar do encerramento da campanha, o CAISM continua realizando exames de mamografia e com atendimento multiprofissional às mulheres do município e região.

A porta de entrada para atendimento no CAISM, são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entre os serviços ofertados no Centro estão: consultas com ginecologista, mastologista e exames de mamografia, ultrassonografias de mama, gestacional e transvaginal, atendimento com nutricionista, psicologia, colposcopia, vulvoscopia, nutrição, inserção de DIU, biópsia, serviços de enfermagem, citologia, serviço social dentre outros.

“Quero agradecer a todos os profissionais das unidades de saúde da rede municipal pelo empenho no Outubro Rosa, esse movimento tão importante para a saúde da mulher. A prefeita Dinair vem trabalhando para reforçar toda rede de saúde. Para chegar ao CAISM, primeiro, a mulher passa pela Unidade Básica de Saúde. O CAISM oferece atendimento integral à saúde da mulher, com ginecologista, mastologista, exames de mamografia, ultrassonografias de mama, dentre outros, funcionando das 7h às 17h30, de segunda a sexta”, destaca o secretário. Fonte: CGCom/Sems/PMT)


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!