TIMON: Mães de crianças com deficiência comemoram ampliação do CER Maria do Carmo Neiva

0
Fotos: Reprodução (CGCom/PMT)

“O CER Maria do Carmo Neiva é referência, é um ponto de apoio para melhorar a qualidade de vida dos meus filhos”. O depoimento é da dona Maria Eliane dos Santos, mãe de três meninos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que fazem tratamento no Centro Especializado em Reabilitação da Prefeitura de Timon.


Nesta terça-feira (12), a prefeita Dinair Veloso inaugurou a reforma e ampliação do CER Maria do Carmo Neiva. As mães de crianças e adolescentes que fazem tratamento no local comemoraram o novo espaço, que ficou mais estruturado e equipado para oferecer reabilitação às pessoas com deficiência no município.

“Há 9 anos , eu venho trazer meus filhos para o CER Maria do Carmo Neiva. Eles têm tido uma evolução muito boa, muito grande. Todos os dias eu estou aqui, onde temos um atendimento muito bom. Me sinto muito bem atendida, acolhida. É gratificante. Estou muito feliz com essa inauguração”, conta Maria Eliane.

O pequeno Bernardo, de 3 anos, tem uma síndrome genética e TEA. Desde os 9 meses de idade, a mãe dele, a dona Itamara de Sousa, o leva para fazer tratamento no CER Maria do Carmo Neiva.


“Meu filho não sentava, não falava. Aqui, graças às terapias, ele já está dando os primeiros passos e começando a falar. Ele se desenvolveu bastante. O Maria do Carmo Neiva é um benção para nós, é fundamental. E com essa ampliação vamos ter mais atendimentos ”, comemora Itamara.

A prefeita Dinair Veloso destacou a alegria de inaugurar a reforma e ampliação do CER Maria do Carmo Neiva. O Centro é referência na região no atendimento às crianças de 0 a 17 anos, que possuem deficiência física e intelectual. Com os investimentos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o CER poderá ampliar a assistência para as deficiências auditiva e visual.


“Eu ouvi depoimentos de mães que demonstram a importância do Centro de Reabilitação. Com essa ampliação, iremos ampliar os atendimentos a mais dois tipos de deficiências, que são auditiva e visual. Além da reforma, que teve investimentos próprios de R$ 250 mil, teve a parte de equipamentos, que somam mais de R$ 1 milhão. Mas não investimento só na estrutura física. Temos um equipe multidisciplinar, com profissionais competentes, qualificados, que oferecem, sobretudo, um atendimento humanizado”, ressaltou a prefeita Dinair Veloso.

INVESTIMENTOS

Além da revitalização completa do CER Maria do Carmo Neiva, foram adquiridos novos equipamentos essenciais para os atendimentos das pessoas com deficiência como aparelhos de ultrassom para neurologista, rampas de fisioterapia, esteira, bicicleta ergométricas, dentre outros.

A ampliação contemplou novas salas de atendimento de otorrinolaringologia, audiometria, exames auditivos, fisioterapia, ortopedia, neurologia, triagem e consultas de enfermagem, oftalmologia, orientação de mobilidade, atendimento terapêutico em grupo infantil e adulto para pessoas com deficiência, entre outros serviços.


O secretário municipal de Saúde informou que já tem um pedido ao Ministério da Saúde para habilitar o CER II Maria do Carmo Neiva para CER do tipo IV e ampliar os atendimentos a mais tipos de deficiências.

“Mais um dia importante na gestão da prefeita Dinair Veloso, que tem um compromisso com as pessoas com deficiência. A Prefeitura de Timon tem um verdadeiro complexo para atender a estas pessoas que inclui a Escola Municipal Maria do Carmo Neiva, a APAE e em breve a prefeitura irá inaugurar a oficina ortopédica, fortalecendo o atendimento e reforçando o compromisso da gestão com pessoas com deficiência.” Fonte: CGCom/PMT


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!