Programa foi criado após direcionamento da CPI da Equatorial
Foto: Reprodução (Ascom/Alepi) |
Há sete anos a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) disponibiliza para a população atendimento por meio do Procon Alepi (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). No Dia do Consumidor, a unidade celebra o crescimento de mais de 20% dos casos atendidos, gerados principalmente após a criação do Programa Linha Direta, estabelecido em parceria com a Equatorial.
“No ano passado, a gente lançou o Programa Linha Direta junto com a Equatorial. Esse é um diferencial que fez com que o número de reclamações diminuísse bastante porque fica um técnico da Equatorial dentro de uma sala do Procon para poder resolver o problema do consumidor de imediato. Esses problemas que o consumidor traz com a Equatorial, seja negociação, seja corte indevido, seja qualquer problema que eles tem com o Equatorial, eles têm uma margem de mais de 90% de resolutividade, ou seja, esse foi um programa que veio acrescentar muito ao Procon”, descreve André Soares, coordenador do Procon Alepi.
O sucesso da medida está sendo tão grande, que o serviço já está em negociações com a Águas de Teresina para estender as ações do Programa Linha Direta. “Dessa forma, a gente já traz os dois maiores fornecedores que são Equatorial e a Águas de Teresina para solucionarmos esse problema cada vez mais rápido, de uma forma mais célere. Porque, quando o consumidor entra no Procon, leva em média quinze dias para o fornecedor poder resolver o problema. Então, aqui, a gente já tem como resolver de imediato”, explica André Soares.
O Programa Linha Direta conta com o técnico da Equatorial três dias da semana sempre com limite de senhas. Às segundas e quartas, o atendimento é das 8 às 14 horas na Rua Osvaldo Cruz, 3045, bairro Cabral, onde fica a sede do Procon Alepi. Às sextas, o técnico atende na zona leste. Os consumidores podem se dirigir no mesmo horário para o térreo do prédio da Procuradoria Geral de Justiça que fica na Avenida Lindolfo Monteiro, 911, bairro Fátima.
Essa ação do Procon Alepi foi conseguida após a CPI da Equatorial. Uma das principais conclusões da comissão foi sobre a dificuldade dos consumidores conseguirem ser atendidos e terem soluções aos seus problemas. O Programa Linha Direta foi criado em parceria com a distribuidora de energia que, além de fornecer técnicos semanalmente, também dá apoio jurídico. ""Consumidores do Piauí inteiro reclamavam da qualidade do atendimento que a Equatorial vinha prestando. Durante a CPI, nós tivemos alguns retornos importantes por parte da Equatorial, como a contratação de pessoal na área da manutenção, e hoje temos aqui mais um passo importante", lembra o presidente da Alepi, Franzé Silva.
Outras ações para aproximar o Procon Alepi da população já estão sendo executadas na busca de aumentar o público atendido. Nesta sexta-feira (15), em conjunto com o Procon do Ministério Público do Piauí, a unidade vai desenvolver ações na Praça Rio Branco. A expectativa do coordenador André Soares é de que esse evento seja cada ano maior.
Por Nícolas Barbosa/Alepi
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