Suspensão de concurso público da Prefeitura de Alto Longá pelo TCE-PI vira caso de polícia

0

Neste caso, são suspeitos o prefeito Henrique César, o então controlador-geral e pré-candidato a prefeito Isaac Manoel e a secretária Municipal de Educação, Mirian Andrade


Henrique César, Isaac Manoel e Mirian Andrade


Diante da grave denúncia de supostas irregularidades absurdas, o Tribunal de Contas do Estado - TCE- PI, decidiu suspender desde a última terça-feira (07) o concurso público sob o Edital nº 01/2024, da Prefeitura Municipal de Alto Longá, no Centro-Norte do Piauí, visando provimento de diversos cargos de nível médio e superior para a administração municipal.

A decisão monocrática é da relatora e conselheira da Corte, Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, ao suspeitar de irregularidades, bem como a dispensa de licitação nº 009/23, para a contratação da empresa Datamérica Ltda, responsável pela realização do concurso, contratada por R$ 52.000,00. Há suspeita de possível interferência política, tendo em vista que o então controlador-geral Isaac Manoel da Silva Soares (PSD), é pré-candidato a prefeito apoiado pelo atual gestor Henrique César de Arêa Leão Costa (PSD). E o mais escandaloso é que também Isaac estava dirigindo e lecionando no cursinho preparatório para o tal concurso com suspeita de fraude em questão. Neste caso, está sendo investigado ocorrência de suposto crime eleitoral, pois conforme denúncia feita junto ao TCE-PI, há relatos de que membro da atual administração municipal estaria oferecendo "aprovação" no certame em troca de votos para benefício de parentes. Isto é, um caso de polícia, caso seja verdade.

Nesse ponto, os fatos já foram levados ao conhecimento do Ministério Público do Estado e da Polícia Civil do Piauí que vão apurar tais denúncias consideradas graves. Pela decisão do TCE - PI, a denúncia questiona a lisura do concurso devido ao envolvimento do controlador-geral à época Isaac Manoel com o preparatório do certame investigado. Ainda conforme a denunciante, há rumores na cidade de Alto Longá que a atual secretária Municipal de Educação, professora Mirian Andrade, segundo consta na denúncia, tinha oferecido aprovação no certame em troca de votos para o seu filho Fellype Brenno, ex-secretário Municipal de Finanças e pré-candidato a vereador. Trata-se de acusação ora investigada pelos órgãos TCE-PI, Ministério Público Estadual e Polícia Civil. Por isso, tanto a PC quanto o MPPI já procuraram explicações junto ao prefeito Henrique César sobre os fatos. Porém, sem respostas pelo gestor público municipal. O caso de suposta fraude no concurso ganhou ampla repercussão negativa na região de Alto Longá. E, mais do que isto,  provocou grande desgaste na atual gestão municipal. 

Tags:

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!