Sindjor-PI realiza X Encontro Estadual de Jornalistas

0

Com a presença de grandes nomes do jornalismo brasileiro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí realiza nos dias 15 e 16 de setembro próximos o X Encontro Estadual de Jornalistas.

O repórter Domingos Meireles, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a jornalista Beth Costa, ex-presidente da Fenaj e ex-secretária-geral da Federação Internacional de Jornalistas farão palestras no evento.

Com uma programação recheada de enfoques sobre os mais variados temas, o X Encontro Estadual de Jornalistas tem como objetivo maior a valorização da atividade jornalística, com ênfase em palestras sobre temas da atualidade, tendo como eixo central “A Importância do Jornalismo para a Democracia”.

Logo no primeiro dia do evento acontecerá o lançamento do Caderno de Comunicação em homenagem ao fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí, José Araújo Mesquita, o Mesquitinha, relançamento do livro História da Imprensa do Piauí, de Celso Pinheiro Filho, em edição atualizada e ampliada, e entrega de diplomas do Mérito Jornalístico, a personalidades que contribuíram ou contribuem para o engrandecimento da Imprensa local.

No sábado, 16, haverá uma série de palestras, a começar pela jornalista paulistana Ana Cláudia Mielke, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, entidade que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil, que falará sobre “Comunicação e Democracia”.

Logo a seguir, será apresentada palestra da jornalista e professora piauiense Daiane Rufino, que falará sobre o “Jornalismo Político de Carlos Castelo Branco”, ocasião em que será lançado o livro de sua autoria, com o título “Carlos Castelo Branco, o comentarista paradigmático da imprensa brasileira”, com apresentação de Zózimo Tavares.

Ainda na manhã de sábado, a ex-presidente da Federação Nacional de Jornalistas e ex-secretária-geral da Federação Internacional de Jornalistas, Beth Costa, abordará o tema que é o eixo central do evento – "A Importância do Jornalismo ara a Democracia.”

Na parte da tarde o professor da UFPI Fábio Leonardo Castelo Branco falará sobre o “Jornalismo contracultural de Torquato Neto”, quando será apresentado filme com depoimentos sobre o saudoso poeta e jornalista piauiense.

A palestra seguinte, “Democratização da Comunicação”, será ficará a cargo da jornalista Renata Vicentini Miele, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, que será sucedida pelo deputado estadual piauiense e radialista Gessivaldo Isaías, falará sobre o “Papel da mídia na questão da adoção”, tendo como debatedor o jornalista Francisco Magalhães.

Fechando a programação, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Domingos Meireles, falará sobre “Perspectivas do Jornalismo Brasileiro diante da Revolução Digital e da Reforma Trabalhista”.

As inscrições para o X Encontro Estadual de Jornalistas, evento aberto a jornalistas, estudantes de Comunicação Social e profissionais de outras áreas interessados nos temas que serão abordados. Os interessados devem procurar a sede do Sindicato dos Jornalistas, situado à Rua Desembargador Freitas – 1542/Centro, e maiores informações podem ser fornecidas pelo telefone: (86)  3223.6388 ou (86) 98813-2014/99812-7554.

O evento será realizado no Auditório Jornalista Deoclécio Dantas, do SENAC, na Av. Campos Sales, 1111, centro de Teresina, por trás do Liceu Piauiense.


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!