Projeto de lei obriga atendimento prioritário para pessoas com diabetes em Teresina

0

O autor do projeto acredita que a iniciativa pode reduzir o tempo de espera para as pessoas portadoras de diabetes   

Vereador Alan Brandão (PDT)

O Projeto de Lei Nº 004/2021, que trata da obrigatoriedade de atendimento às pessoas com diabetes nos órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e hospitais públicos e privados de Teresina, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores da capital. O projeto de autoria do vereador Alan Brandão (PDT) ainda precisa ser sancionado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. Enquanto isso, o parlamentar pedetista aguarda com expectativa positiva o gesto do Chefe do Executivo teresinense, visto que o mesmo é médico e professor na área de medicina. 

Nesse sentido, o autor do projeto acredita que a iniciativa pode reduzir o tempo de espera para as pessoas portadoras de diabetes e evitar que fiquem por muito tempo em filas. O parlamentar justifica que o diabético é compatível com a prioridade assegurada aos idosos, pessoas com deficiência e gestantes, pois a doença tem peculiaridades.  

“O atraso no atendimento dessas pessoas provoca sofrimento e tem consequências seríssimas. Estamos pensando no bem-estar das pessoas com diabetes na capital. O atendimento prioritário vai trazer mais conforto e segurança para os portadores da doença. É essencial que os locais se adaptem e possam atender com mais agilidade a quem precisa dessa atenção”, ressaltou o vereador Alan Brandão. 

O projeto assegura que a pessoa com diabetes deve apresentar documento médico que comprove a patologia para que possa valer-se do atendimento prioritário.  

A presidente da Associação dos Diabéticos do Estado do Piauí, Jeane Melo, ressalta que o projeto atém de chamar a atenção para a condição de saúde, ainda ajuda a melhorar o dia a dia desse grupo que precisa de visibilidade.  

“A pessoa com diabetes é prioridade sim. Muitos convivem com complicações graves como retinopatias, neuropatias, doenças renais graves e tantas outras situações que se tornam invisíveis para a sociedade. Cerca de 7% dos teresinenses tem diabetes e a grande maioria encontra-se na extrema vulnerabilidade em nossa cidade”, pontua.  

O Projeto de Lei prevê multa, a partir da segunda autuação, para os estabelecimentos que não cumprirem a obrigatoriedade.  

Diabetes 

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o número de pacientes com diabetes no Brasil passa de 12 milhões de pessoas. A doença crônica é causada pela não produção ou má absorção da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) e atinge crianças, adultos e idosos. A diabetes provoca aumento do apetite e sede nos portadores em consequência do desequilíbrio energético no corpo, de forma que há cuidados que devem ser seguidos para o resto da vida. (Assessoria)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!