Teresina Sustentável 2014 destaca importância da cultura para o desenvolvimento das cidades

0
Teresina, a capital do Piauí (Foto: Thiago Amaral)
Durante os últimos três anos, especialistas de renome nacional e internacional vieram a Teresina para discutir soluções sustentáveis para a capital piauiense, que nas últimas décadas viu seus problemas de mobilidade urbana aumentarem, em especial no Centro da capital. Em sua 4º edição, o Teresina Sustentável traz para o centro do debate a importância do desenvolvimento da cidade aliada à preservação de seus espaços culturais. O evento deste ano foi segmentado em workshops, devendo a última parte do encontro ser realizado no dia 27 de novembro, a partir das 8h30, no Metropolitan Hotel.

Segundo o arquiteto Júlio Medeiros, um dos idealizadores do evento, a ideia é sair do modelo de conferências para workshops com proposições concretas para melhorar o tráfego no Centro comercial e histórico de Teresina, apresentando soluções que possam proporcionar resultados práticos de curto e médio prazo. Os eixos de discussão deste ano são: mobilidade urbana, moradia, corredor cultural e economia criativa.

“O evento deste ano pretende propor soluções de curto e médio prazo para tornar o Centro da cidade mais agradável para a população que transita diariamente por suas ruas. Nesse contexto, trazemos o campo cultural como protagonista do desenvolvimento das cidades, a partir de uma necessária centralidade e entendo a cultura como um recurso a ser preservado e potencializado”, ressalta Júlio Medeiros.

Durante o ano, equipes de trabalho se reuniram para realizar um diagnóstico da região central de Teresina, elaborando e discutindo propostas viáveis para o desenvolvimento sustentável da capital. Tais propostas serão apresentadas e debatidas junto ao público na terceira etapa do evento, que será realizada no dia 27 de novembro. Os grupos de trabalho foram divididos por áreas de abrangência, sendo elas: corredor cultural, mobilidade urbana, moradia no Centro e economia criativa nos centros urbanos.

O Teresina Sustentável é uma iniciativa do ICC - Instituto de Comunicação e Cultura, IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil - Piauí e CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo - PI. O evento é destinado para profissionais e estudantes de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, bem como para a comunidade em geral. As inscrições estão abertas, são gratuitas e com vagas limitadas. Mais informações na página eletrônica do evento http://teresinasustentavel2011.blogspot.com.br

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!